Dia Mundial da Água. Todos têm a contribuir.

A síndica profissional Freneimar Farina de Carvalho realiza a leitura diária dos medidores de água. Foto: Mário Fosse/SIPCES

No Dia Mundial da Água celebrado neste 22 de março todos podem, e devem, renovar seu compromisso com a conservação desse recurso vital. O Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios (SIPCES) destaca as medidas técnicas e proativas que estão sendo implementadas para reduzir o consumo de água nos condomínios.

Um dos métodos adotados pelos condomínios é a leitura diária dos medidores de água, uma prática simples e eficaz para monitorar e controlar o uso deste recurso precioso. Essa abordagem permite uma resposta rápida a qualquer anomalia no consumo, identificando vazamentos ou comportamentos excessivos.

"Fazer a leitura diária dos medidores de água é uma estratégia fundamental para garantir a eficiência no uso desse recurso. Com essa prática, podemos detectar problemas rapidamente e tomar medidas corretivas imediatas", destaca a síndica profissional Freneimar Farina de Carvalho.

No edifício Emílio Bumachar, na Praia do Canto, em Vitória, por exemplo, Freneimar realiza a leitura duas vezes ao dia, acompanhando de perto qualquer variação e evitando desperdício e prejuízos. Um trabalho feito em equipe criado pela síndica.

“Graças a esse acompanhamento já conseguimos identificar, por exemplo, a unidade de um morador que viajou. Notamos o aumento do consumo e ligamos imediatamente. A irmã dele veio à unidade e identificou que a pia do banheiro havia ficado aberta. Em outro caso, essa medição constante foi o aviso que um morador precisava para identificar que havia um vazamento na descarga do seu banheiro’, ressalta a síndica profissional.

Além da leitura diária dos medidores, outros condomínios estão investindo em tecnologias de ponta, como sistemas de reutilização de água pluvial e instalação de dispositivos economizadores em torneiras e chuveiros. Essas medidas não apenas reduzem o consumo, mas também promovem uma consciência coletiva sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

"Quando falamos em evitar o desperdício de consumo de água ou na redução e melhor uso desse bem tão precioso, todo investimento na adoção dessas medidas é válido. Primeiro, porque a economia dará o devido retorno financeiro desses investimentos. Segundo, e principal, que estamos falando em preservar um recurso natural imprescindível para a existência humana, e que um dia será escasso”, aponta Gedaias Freire da Costa, presidente do SIPCES.

Voltando às ações da síndica profissional Freinemar, o condomínio que já citamos possui sistema de captação de água das chuvas. A água é armazenada em uma caixa d’água com capacidade para 10 mil litros, e é utilizada para a área comum: aguar plantas, lavar quadra, garagem, área da piscina, entre outros.

Com o calor dos últimos dias, apenas as plantas recebem a água necessária. A limpeza da garagem e outras áreas fica por conta de uma boa vassoura e pano, com economia de água.

Já no condomínio do edifício Celso Calmon, também na Praia do Canto, na capital, Freinemar utiliza a água armazenada que vem dos aparelhos de ar condicionado.

Além das iniciativas estruturais, é crucial envolver os moradores e funcionários do condomínio no processo de conservação da água. Treinamentos e campanhas de conscientização são realizados regularmente para incentivar práticas responsáveis, como reparação imediata de vazamentos e uso racional da água.

"Como funcionário do condomínio, vejo de perto os esforços para reduzir o consumo de água. Estamos constantemente monitorando os sistemas e educando os moradores sobre a importância de adotar comportamentos sustentáveis", relata Pedro Santos, zelador do Condomínio Solar das Palmeiras.

À medida que enfrentamos desafios crescentes relacionados à escassez de água, os condomínios desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade hídrica. Com medidas técnicas e ações proativas, eles não apenas reduzem o consumo de água, mas também inspiram uma mudança de mentalidade em direção a um futuro mais consciente e sustentável.

SIPCES - Há 30 anos sendo referência no setor condominial