Novas tecnologias mudam as rotinas dos condomínios

Cada vez mais serviços são oferecidos por empresas e franquias dentro dos condomínios residenciais, com novas tecnologias, a exemplo dos lockers (armários digitais), geladeiras inteligentes, minimercados autônomos, carregadores de carro elétrico e lavanderias.

Esses formatos de negócios ganharam muita força no período da pandemia, com o isolamento social, e hoje está consolidado dentro dos residenciais, segundo Gedaias Freire da Costa, presidente do sindicato Patronal de Condomínios do Estado do Espírito Santo (SIPCES).

Além disso, combinam a ultra conveniência com a personalização. “São serviços que vieram para ficar, e que vão sendo customizados para atender os moradores, com tecnologias. Atendem muita demanda à noite, principalmente, e nos fins de semana. É uma grande facilidade para os condôminos’, explicou.

A rede de lavanderia 5àsec, por exemplo, está o investindo nos lockers, e o formato pode ser instalado pelos franqueados que já compõem a rede em condomínios. Ao menos um residencial em Vitória já conta com um desses armários digitais.

Além disso, a marca possui o modelo de autosserviço, que são lavanderias self-service. “Também podem ser implantadas em condomínios, e nesse formato, a rede está com plano de expansão para o estado com a marca LavPop by 5àsec, que visa abertura de 6 lojas até 2025 em diferentes cidades”, informou a assessoria, por nota.

As geladeiras inteligentes são outro destaque entre os serviços nos condomínios. As do Zé Express, por exemplo, têm câmeras inteligentes e usam a inteligência artificial para identificar os produtos retirados. Após o cadastro inicial, basta escanear o QR Code, abrir o aparelho, e a cobrança é feita de forma automática.

A Omo Lavanderia é outro serviço presente em condomínios do Estado. No empreendimento Bal Harbour, por exemplo, que está em fase de obra no bairro Barro Vermelho, em Vitória, haverá uma lavanderia da Omo.

O negócio surgiu com o objetivo de facilitar a rotina dos moradores, levando comodidade, agilidade e ultra conveniência.

“Em três anos de operação, lançamos soluções disruptivas para o mercado, que fomentaram a construção do nosso ecossistema completo de cuidados para roupas e tecidos, disse Téo Figueiredo, CEO da Omo Lavanderia.

Franquias para ter retorno rápido

Tendência que vem crescendo, as franquias em condomínios são promissoras para os segmentos de serviços e máquinas de autoatendimento, e uma oportunidade para investir e ter um bom retorno.

O modelo de negócios ganhou força durante a pandemia, em meio às quarentenas e restrições de mobilidade. Agora, o principal apelo do empreendimento é a praticidade e a ultra conveniência.

Entre as tendências de franquias em condomínios, segundo Adriano Auriemo, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), estão minimercados, lavanderias, serviços de limpeza, cuidadores de idosos e estética.

Muitas dessas franquias oferecem conveniência tanto para os moradores quanto para os franqueados, que podem fechar acordos com vários condomínios para atender a uma clientela consolidada em um único local. As estruturas das franquias podem varias de acordo com o tamanho e as necessidades de cada condomínio.

“No caso de uma lavanderia, por exemplo, são franqueados que têm contatos com condomínios próximos. O trabalho do franqueado é ir atrás desses condomínios para fechar esses tipos de convênios, às vezes com preços especiais. É uma comodidade grande para o franqueado porque acaba pegando vários clientes num mesmo local”.

Para quem pensa em investir em franquias em condomínios, é importante saber como funcionam as regras e oportunidades nesse segmento, explicou Gedaias Freire da Costa, presidente do Sindicato Patronal de Condomínios do Estado do Espírito Santo (SIPCES).

O dono da franquia, em conjunto com o administrador ou síndico, deve fazer um estudo preliminar para entender de forma clara quais as demandas e necessidades dos condôminos. Isso evita fazer um investimento que pode não dar retorno no futuro ou aborrecimentos e descumprimento a leis, como a do silêncio, por exemplo, destacou.

Uma outra característica importante das franquias em condomínios, de acordo com o membro do Conselho Fiscal da ABF, Sylvio Korytowski, é que os serviços acabam se tornando uma via de mão dupla onde todos ganham.

“Para o condomínio acaba existindo uma valorização dos apartamentos. Como investimento esse modelo de micro franquia torna-se bem interessante”, destacou.

Fonte: A Tribuna