Chuvas afetam rio Santa Maria de Vitória e abastecimento é suspenso

As chuvas intensas registradas nesta madrugada provocaram um aumento significativo na turbidez (lama) da água do Rio Santa Maria da Vitória, tornando-a imprópria para captação e tratamento pela Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento). Este fenômeno requer a suspensão imediata da captação até que o manancial apresente condições adequadas para o tratamento e distribuição à população. O abastecimento poderá ser afetado em Vitória, Serra, Cariacica, Fundão e Aracruz.

A turbidez elevada, causada pela sedimentação de partículas na água, torna o processo de tratamento mais desafiador, podendo interromper o abastecimento. Mesmo após o término das chuvas, é possível que essa condição persista por algum tempo, enquanto a vazão de água no rio se normaliza.

No Rio Santa Maria da Vitória, onde normalmente o nível da água se mantém em torno de 1,30 metros, durante o período chuvoso, atingiu 4,8 metros. Além do aumento do volume, a velocidade da água também se elevou, levando consigo uma quantidade significativa de sedimentos.

Enquanto a captação do Rio Santa Maria estiver suspensa, a Cesan irá complementar o abastecimento por meio de carros-pipa. A Companhia orienta a população a economizar água e praticar o reúso. Técnicos estão 24 horas monitorando o sistema e tão logo o Rio apresente condições adequadas, a captação de água será retomada.

A Cesan tem investido continuamente na melhoria tecnológica das estações de tratamento para lidar com essa situação. Um exemplo é a expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA V) em Carapina, que recebe investimentos de R$ 61,5 milhões. Em 2023, a empresa alcançou um marco histórico, investindo mais de R$ 840 milhões na expansão e melhoria dos serviços. A Companhia está à disposição e pode ser acionado a qualquer hora do dia ou da noite pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp 3422-0115.

Por que o abastecimento de água é prejudicado quando chove muito?

Parece contraditório, mas quando chove muito o abastecimento de água para a população pode ser afetado. Isso acontece por causa da grande quantidade de lama e outros detritos que as chuvas levam para o leito dos rios. São as florestas, nos topos dos morros, e as matas ciliares, nos fundos dos vales, que protegem os cursos d´água e impedem que todo esse material chegue ao rio. Porém, como essas áreas estão degradadas, há uma piora expressiva na qualidade da água que a Cesan capta nos períodos de chuva forte, dificultando o tratamento e obrigando a Empresa a paralisar estações de tratamento com mais frequência para a lavagem de filtros.

Com as chuvas fortes cada vez mais frequentes por causa das mudanças climáticas e sem as florestas que protegem rios, córregos e lagos, os sedimentos se movem com velocidade e chegam ao leito, aumentando a turbidez (lama) na água. O fluxo intenso ainda pode provocar o deslizamento das encostas e das margens, elevando a quantidade de resíduos e de terra na água.

Fonte: Cesan