A ousadia no roubo a condomínios

Em segurança, a necessidade de atualização é uma constante. Atualmente, a delinquência tem utilizado as mais diversas estratégias para invadir um condomínio, seja para cometer algum tipo de delito contra seus moradores ou apenas para depredar o patrimônio. Hoje em dia, o que tem chamado a atenção de especialistas é a ousadia e coragem desses assaltantes, uma vez que não têm poupado esforços a fim de alcançar seus objetivos. O principal aliado é o fator-surpresa, assim a melhor forma de se prevenir é tomar conhecimento de algumas dessas artimanhas com o objetivo de evitar invasões aos domicílios, furtos e roubos, entre outros crimes, que podem causar pânico nos moradores. 

Podemos observar um padrão nessas tentativas, em que os assaltantes procuram se aproveitar das falhas e vulnerabilidades do local. Aqui vou citar apenas algumas mais comuns. 

Muros, cercas ou escadas de serviço mal planejados ou sem monitoramento adequado podem facilitar a escalada em busca das varandas dos apartamentos para ter acesso a estes, por exemplo.

A falta de um controle de acesso adequado facilita a entrada indevida de diversas maneiras: como “passageiros” de veículos de entrega que entram na garagem, ou invasores travestidos de prestadores de serviço de empresas como de energia, gás, internet ou TV a cabo; ou outros prestadores de serviço do dia a dia, como corretor de imóveis, um comprador ou um locador interessado em algum imóvel anunciado na internet. Há ainda aqueles que, iludindo o porteiro, entram como hóspedes do morador. Aqui vale ainda uma atenção especial às locações por aplicativo, entre outras novas modalidades de utilização dos apartamentos.

Alguns desses golpes são mais conhecidos, como entrar apenas tocando a buzina ou piscando os faróis do veículo defronte o portão da garagem para que se libere o acesso, ou simplesmente entrando pelo portão da garagem quando este permanece aberto durante a entrada ou saída de veículos.

O aumento da utilização das mais diversas ferramentas de entrega também pode facilitar a invasão, já que um condomínio hoje recebe centenas de entregas diariamente.

A audácia é tanta que, às vezes, os ladrões incorporam seu lado “atores” e na maior cara de pau se passam por amigos de moradores, por vezes imitando o morador em ligações telefônicas, dizendo que é morador de determinada unidade, autorizando entrada de estranhos; passando-se até por policiais militares, policiais civis e policiais federais, uniformizados ou à paisana, como oficial de Justiça ou advogado querendo forçar a entrada no condomínio sem se identificar. 

E, por fim, a mais aterrorizante de todas essas práticas é a invasão por ação violenta de surpresa, normalmente armados, com forte apelo emocional. 

Assim, é muito importante que cada condomínio ou comunidade aprenda com as novas facetas da malandragem e tente se atualizar e conhecer a maneira de agir dos ladrões a fim de se prevenir e dificultar a ação desses meliantes. Estando preparados, podemos diminuir os riscos de surpresas e de ficarmos reféns dessa covarde violência. 

Autor: José Elias de Godoy, especialista de Segurança em Condomínios 
Publicação: O Estado de Sao Paulo