Você sabe dizer o que te motiva no trabalho?

Nesse calor infernal e oscilante dos últimos meses, parece complicado pensar em falar sobre motivação. Anda difícil reunir energia até para sair na rua e resolver qualquer coisa. Tenho tentado inutilmente, por exemplo, motivar meu filho adolescente a ir na academia, no kung fu, ao cinema, sair de casa, mas parece que minhas palavras ecoam no vazio. Preguiça, calor, férias!

Mas, para quem precisa continuar no batente nesse inferno tropical, o momento é de buscar automotivação, especialmente se o lugar onde você trabalha tem ar condicionado e a sua casa não. Claro que no escritório, a briga pela intensidade do ar é sempre chata, porque existem os que gostam de passarfrio e os que levam cobertor e batem os dentes. Não há consenso em ambientes compartilhados, esqueça. 

Tirando o ar condicionado, que traz alegria para uns e desespero para outros, penso que não há consenso também sobre o que gera motivação no trabalho, em qualquer estação do ano. Aumento, bônus ou qualquer tipo de recompensa em dinheiro funciona sempre, mas alguns especialistas questionam a duração do efeito motivacional dessas medidas.

Acredite, não dura muito. A motivação envolve muito mais do que apenas o reconhecimento financeiro — legítimo e necessário. Isso porque ela é fruto de uma combinação de vários elementos que funcionam como gatilhos para disparar a sua empolgação e performance no trabalho.

Sentir-se desafiado, é um deles. Receber uma tarefa nova, que seja de impacto para o negócio, é um privilégio. E, se no fim ela ainda trouxer aquela sensação de que você conseguiu superar as suas limitações para realizá-la, ela será uma poderosa fonte de energia. Mas, esse tipo de desafio é dado para poucos e se você quer ser um deles, é preciso que a liderança reconheça as suas habilidades. Você vai precisar ser notado. Isso vai requerer um esforço extra, que só vai acontecer se, de fato, você acreditar que naquele ambiente existe espaço para progredir. Portanto, leia os sinais, veja se está investindo seu tempo no lugar certo. Se não existir essa percepção, há uma grande chance de você ficar na moita e desanimar.

Ter o esforço reconhecido, às vezes apenas por estar tentando fazer a melhor entrega possível, é outro jeito de completar o seu tanque para poder acelerar. Uma palavra, um gesto, um sorriso, uma atitude amável de um chefe pode fazer sua bateria mudar do vermelho para o verde em segundos. Reconhecimento é um combustível essencial no dia a dia corporativo. Mas, alguns gestores têm um jeito próprio de demonstrar seu apreço pelo trabalho dos outros. Então, esteja atento. Muitos chefes são como esfinges, você vai precisar aprender a decifrá-los.

Outro gatilho importante para manter sua energia em alta é enxergar uma perspectiva de desenvolvimento e crescimento naquilo que você faz diariamente. Essa é a cenoura que vai te motivar a perseguir suas metas no curto prazo. Saber que você está realizando tarefas que, na sua visão, estão contribuindo para seus objetivos no futuro, pode lhe ajudar a encarar até os piores dias no trabalho com muito mais paciência e tolerância.

Agora, virando o espelho. Se você é gestor e anda percebendo o desânimo tomando conta dos seus funcionários, melhor se preocupar mesmo. Um estudo do professor Richard E. Clark, da Universidade Southern Califórnia e do pesquisador Bror Saxberg, da Learning Forge LLC, mostrou que 40% do sucesso dos projetos em equipe dependem da motivação.

Portanto, abra os olhos. Escute as pessoas, observe, entenda o perfil de cada um, o seu momento profissional e de vida. Isso aumentará a sua chance de acertar na criação de gatilhos mais eficazes de motivação. E, não desanime com esse calor, estamos todos no mesmo barco, líder e liderados, buscando motivação no trabalho e também um ar condicionado geladinho.

Autora: StelaCampos é editora de Carreira e-mail: stela.campos@valor.com.br