Segurança e planejamento devem ser prioridades para condomínios no final do ano

Enfim, chegamos ao mês de dezembro, ou final de ano. Férias escolares, festividades de Natal e ano novo nas áreas comuns ou unidades privativas, condôminos tirando férias, imóveis vazios, outros cheios de visitas. É a rotina anual dos condomínios residenciais.

Para completar, prestadores de serviços em variados segmentos em recesso, atuando apenas mediante plantão, recesso do Poder Judiciário e suspensão dos prazos no período de 20/12/23 a 20/01/24.

Tudo isso demanda planejamento do síndico e das administradoras de condomínios para garantir que a manutenção e conservação das áreas comuns estejam em dia e perfeito funcionamento para este período de festas e recessos.

Além disso, deve-se orientar porteiros e demais empregados para o cumprimento de suas atividades e alinhar as demandas com os prestadores de serviços, afinal, a ‘máquina’ condominial não pode parar, ou seja, condomínio funciona 24 horas, pode apresentar problema a qualquer momento e é preciso, em determinadas situações, intervenções imediatas.

A segurança é um elemento essencial para garantir a tranquilidade dos moradores. Por isso, treinar e capacitar porteiros para as rotinas e procedimentos no controle de entrada e saída de pessoas, fazer o devido registro dos visitantes, observar as câmeras de monitoramento são atividades fundamentais para zelar pelas pessoas e patrimônio.

Neste período de festas exercer a tolerância, paciência e equilíbrio é ser diferente. Deixe os aborrecimentos de lado, cultive a paz e o amor para conciliar os conflitos. Os síndicos são agentes pacificadores que exercem esta missão, equilibrando os interesses individuais e coletivos na família condominial. É direito de todos usarem de suas unidades e áreas comuns, mas respeitando o próximo, o seu vizinho.

Seja criativo: ilumine o condomínio com luzes e arranjos de Natal. É o momento para celebrar o nascimento, de renovar as esperanças por um mundo melhor. Não podemos esperar. Cada um deve fazer a sua parte, atuando como agentes transformadores.

Faça o mapeamento das demandas que o seu condomínio precisará implantar em 2024. Envolva os condôminos, seja transparente. Quando envolvemos equipe a vitória vem com maior facilidade e sabor de união, afinal time vitorioso tem um técnico, um líder, fonte de inspiração. Seja você este síndico. Depende apenas de você e suas ações.

Os desafios nos impulsionam a vencer etapas, quebrar barreiras, buscar a melhor performance de todos, colher resultados, sentir que o nosso condomínio tem uma gestão profissional, colaboradores afinados e em sintonia exige de todos cooperação.

O SIPCES, fonte de conhecimento e informações, também estará de recesso, mas com plantão para atender as demandas urgentes, retirar dúvidas e contribuir com os síndicos na implementação da decisão mais adequada a cada problema que surgir. Em 2024 novos cursos e palestras ampliarão os horizontes dos síndicos comprometidos com o aprendizado, com a melhoria contínua dos seus processos e serviços.

Desejamos a todos FELIZ NATAL, que o nascimento do filho seja a luz a nos guiar em todos os nossos momentos. Vamos brindar o novo, mesmo repleto de incertezas e inseguranças. Tem algo a ser construído, e esta construção envolve a todos: você síndico/síndica, condôminos e moradores, colaboradores e prestadores de serviços. Juntos podemos construir o amanhã promissor e cheio de vida.

Tenhamos parcerias, elementos fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Agradecemos o caderno HUB IMÓVEIS A GAZETA pelas janelas e oportunidades de ampliarmos nossa comunicação com os condomínios, condôminos e sociedade, mais justa e fraterna.

* Gedaias Freire da Costa - advogado e presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas Administradoras de Condomínios do Espírito Santo (SIPCES).

Publicado no Gazeta On-line