Síndicos e Administradoras devem ficar atentos a cobranças indevidas

O SIPCES alerta síndicos e administradoras de condomínios para que fiquem atentos ao recebimento de boletos e cobranças enviadas via Correios ou e-mail, evitando cair em golpes ou realizar pagamentos indevidos.

Todos nós sabemos que começo de ano é quando as despesas dos moradores aumentam com escolas, viagens, férias, e nos condomínios também pode ocorrer como contribuição sindical, renovação de alvarás, entre outras demandas. Então a cabeça de todos está no grande número de ajustes a serem quitados e no planejamento dos próximos pagamentos, o que pode provocar um mal entendido na hora de quitar algum documento.

Mas chama atenção o fato de condomínios da Grande Vitória receberem na última semana cobrança de pagamento indevidos, classificados no documento como TAXA ASSISTENCIAL, o que não é verdade.

“Os condomínios do Espírito Santo não devem realizar o pagamento deste documento, ainda mais para um órgão que diz estar localizado em Brasília. É preciso atenção e organização dos administradores em relação ao que pagam. Nesse período aumenta o número de golpes desse tipo”, alerta Gedaias Freire da Costa, presidente do SIPCES.

Neste caso específico, a empresa pode até mesmo existir, mas não cabe a ela realizar e executar essa cobrança, uma vez que não tem nenhuma relação com o condomínio que ela diz possuir o débito. Assim, o pagamento não é necessário e não haverá nenhuma penalização para o condomínio, síndico e administradora.

Nesse cenário, estar atento aos principais golpes cometidos com o uso de boletos falsos é fundamental. Uma estratégia clássica de golpe é o envio de supostas cobranças com títulos alarmantes: “Urgente, boleto em aberto” ou “Sua dívida continua em nosso sistema”.

Ou, como no caso relatado aqui na Grande Vitória, colocam o brasão do Governo Federal no documento para dar mais credibilidade ao golpe e fazer com que quem recebeu a “cobrança” não questione o seu envio.

O SIPCES alerta a todos e coloca-se à disposição para orientar seus associados.