Como proteger o condomínio de depredações e vandalismo

No final do mês de setembro, mais precisamente no dia 29/09/2023, tivemos uma tentativa de invasão seguida de vandalismo e depredações contra a portaria de um condomínio na Zona Oeste de São Paulo. De acordo com as notícias, o entregador diz ter sido agredido nos Jardins e, em protesto, seus colegas quebraram vidros de prédio:

"Segundo entregador, um homem o agrediu após se irritar com buzina; Polícia Militar diz que cerca de dez pessoas danificaram o portão do condomínio em que o agressor estava.

Nesta sexta-feira, 29, após um entregador denunciar nas redes sociais que teria sofrido uma agressão durante sua jornada de trabalho, um grupo de entregadores se reuniu para protestar em frente ao prédio em que o agressor estava, na rua Peixoto Gomide, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Segundo a Polícia Militar, cerca de dez pessoas depredaram a portaria do prédio, feita de vidro. 

(Fomos) informados de que cerca de 10 pessoas estavam danificando o portão de um condomínio. Assim que notaram a chegada da viatura, o grupo dispersou", diz a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.  Fonte: Site terra.com.br, de 30 de setembro de 2023".

Sem entrarmos no mérito do fato que gerou a ocorrência, que foi a agressão sofrida pelo entregador, fica um alerta sobre o que proceder quando tivermos situações de tumulto que possam gerar vandalismos e depredações nos prédios, principalmente em locais que possuem portões e divisas de vidro.

O que fazer para prevenir o condomínio contra vandalismo e depredações
A medida correta nessas situações é, ao perceberem que o condomínio possa ser vandalizado, ligar imediatamente para a Polícia Militar, através do telefone de emergência 190, informando com detalhes e pausadamente o motivo da ligação e o que está ocorrendo.

Além disso, tome essas ações: 

- Manter todos os portões fechados;
- Procure manter a tranquilidade;
- Não permitir que nenhuma pessoa estanha adentre ao condomínio durante o desenrolar dos fatos.
- A ação tem que ser proativa e de forma rápida a fim de se mitigar os riscos, prevenindo possível vandalismo e depredação.

De forma alguma, síndico, morador ou funcionários devem entrar em confronto com as pessoas que estejam com os ânimos exaltados uma vez que pode complicar mais ainda a situação.

A prevenção é a melhor forma de se evitar um mal maior assim como  prejuízos desnecessários ao condomínio. 

Autor: José Elias de Godoy
(*) Consultor de Segurança em Condomínios pela empresa SUAT e autor dos livros "Manual de Segurança em Condomínios" e “Técnicas de Segurança em Condomínios".