RESPONDA! Pesquisa tem por objetivo ouvir opinião sobre a cobrança e o serviço de manejo de resíduos

O SIPCES está disponibilizando este link (CLIQUE AQUI) para participação de síndicos, moradores e administradoras de condomínios de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) com o tema "Avaliação da disposição a pagar pelo manejo de resíduos, e efeito na sustentabilidade financeira da gestão integrada de resíduos sólidos urbanos", sob a responsabilidade do pesquisador Vitor Souza Pinto Mascarenhas, sob orientação do Prof. Dr. Renato Ribeiro Siman.

A pesquisa tem por objetivo ouvir a sua opinião sobre a cobrança e o serviço de manejo de resíduos; avaliar o valor cobrado pela prefeitura; propor uma revisão desse valor; além de avaliar se vale a pena a contratação de um serviço privado.

As informações e os dados repassados são sigilosos, sendo utilizados apenas como fonte para elaboração de estudos acadêmicos.

O SIPCES considera o assunto de extrema importância, afinal, os gastos com a limpeza urbana, coleta, transporte e destinação final do resíduo gerado em nossas residências pode corresponder até 20% do orçamento das cidades. São gastos que disputam espaço no orçamento com investimentos essenciais em saúde, segurança e educação. A cidade de Vitória, por exemplo, gasta mensalmente por habitante com os serviços de manejo de resíduos, mais que o dobro do que é gasto com segurança pública.

Para solucionar esse problema, diferentes cidades no Brasil passaram a cobrar taxas específicas e individualizadas pelo manejo de resíduos, como já é feito para abastecimento de água e tratamento de esgoto. Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica já realizam essa cobrança, que foi estabelecida sem um processo participativo amplo com a população.

Vale destacar que é muito importante que o valor cobrado seja socialmente justo; proporcional à qualidade do serviço prestado; e que garanta a sua continuidade, sem comprometer outros gastos públicos essenciais. Por esse motivo ouvir a população é de extrema importância!

A participação é anônima, leva menos de 5 minutos, e pode ser respondida diretamente pelo celular. Pedimos aos síndicos que compartilhem o questionário com os condôminos. Quanto maior a participação melhores os resultados para a administração condominial e para os moradores.

ONDE TEM CONDOMÍNIO E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO, TEM O SIPCES.