SIPCES auxiliará realização de pesquisa da UFES sobre serviços de manejo de resíduos e revisão no valor cobrado a condomínios

Você sabia que os gastos com a limpeza urbana, coleta, transporte e destinação final do resíduo gerado em nossas residências, pode corresponder até 20% do orçamento das cidades? Esses gastos disputam espaço com investimentos essenciais em saúde, segurança e educação. A cidade de Vitória, por exemplo, gasta mensalmente por habitante com os serviços de manejo de resíduos, mais que o dobro do que é gasto com segurança pública.

Para solucionar esse problema, diferentes cidades no Brasil passaram a cobrar taxas específicas e individualizadas pelo manejo de resíduos, como já é feito para abastecimento de água e tratamento de esgoto. Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica já realizam essa cobrança, que foi estabelecida sem um processo participativo amplo com a população.

Vale destacar que é muito importante que o valor cobrado seja socialmente justo; proporcional à qualidade do serviço prestado; e que garanta a sua continuidade, sem comprometer outros gastos públicos essenciais. Por esse motivo ouvir a população é de extrema importância!

Para isso a UFES, em parceria com o SIPCES, realizará uma pesquisa com os síndicos, administradores, e moradores de condomínios da Grande Vitória. A pesquisa tem por objetivo ouvir a sua opinião sobre a cobrança e o serviço de manejo de resíduos; avaliar o valor cobrado pela prefeitura; propor uma revisão desse valor; além de avaliar se vale a pena a contratação de um serviço privado.

No próximo boletim do SIPCES será enviado um questionário online para a participação na pesquisa. A participação é anônima, demora menos de 5 minutos, e pode ser respondida diretamente pelo celular. Pedimos aos síndicos que compartilhem o questionário com os condôminos. Quanto maior a participação melhores os resultados para a administração condominial e para os moradores.

ONDE TEM CONDOMÍNIO E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO, TEM O SIPCES.