Espaços ‘teen’: a nova tendência dos residenciais

Foto: BAIT INC./DIVULGAÇÃO

Playground e brinquedoteca são equipamentos imprescindíveis nos lançamentos imobiliários de alto padrão. Mas como fica o lazer da turma que já não é mais criança e também quer (e merece) se divertir dentro do próprio condomínio? Essa questão passou a fazer parte dos projetos das incorporadoras e ganhou lugar cativo nos lançamentos: são os chamados “espaços teen”, áreas de videogame, home theater, jogos de tabuleiro, mesa de pingue-pongue e até pista de skate. Tudo para que cada faixa etária fique no seu quadrado.

No Canto, que a Bait constrói no Arpoador com dois espaços destinados aos jovens, outro detalhe chama a atenção: a decoração, entre o clean e o descolado, aposta em cores neutras e móveis discretos, que em nada lembram os ambientes infantis. A RJZ Cyrela segue o mesmo padrão moderninho, investindo em acessórios como totó, aero rockey e telas para vários jovens jogarem ao mesmo tempo.

“A maioria dos nossos lançamentos tem um perfil família, e os espaços dedicados aos jovens já fazem parte do padrão mínimo. Além de games e outros jogos, decoramos o espaço com puffs, poltronas e sofás para as conversas da garotada”, explica a gerente de Produto da RJZ Cyrela, Christiane Nava.

De 2020 para cá, todos os empreendimentos da incorporadora têm espaço teen, independentemente do bairro em que estão localizados ou do número de unidades. Isso inclui do Atmosfera, na Tijuca, ao Easy Botafogo, passando pelo Latitud, na Barra, e ajuda a confirmar a tendência de áreas exclusivas para os adolescentes. Um movimento valorizado ainda mais pelo isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus.

Resta às incorporadoras abusarem da criatividade para agradar aos jovens moradores. No caso do Highlight Jardim Botafogo, uma parceria da Performance com o Opportunity Imobiliário, a garotada foi contemplada com um espaço meticulosamente desenvolvido.

“Planejar espaços inusitados, com foco no comportamento dessa faixa etária, tem sido uma tendência nos nossos empreendimentos que têm conceito de condomínio-clube. O Highlight tem um espaço para os gamers equipado com consoles e computadores, num ambiente quase temático, com referência aos grandes clássicos da história dos videogames”, diz a diretora Comercial da Performance, Carolina Lindner.

Convívio social
O Opportunity tem áreas para o lazer dos jovens em outros empreendimentos, como o Ícono, no Flamengo, em parceria com a SIG Engenharia; e o Maison Laranjeiras, parceria com a Schipper Engenharia. O gestor do fundo, Jomar Monnerat, observa que, além de todos os equipamentos para diversão e socialização, outro fator é fundamental para o sucesso desses espaços:

"A adolescência é uma fase de grande convívio social, e oferecer espaços exclusivos traz conforto para os jovens e segurança para os pais, pois eles saberão que os filhos estão aproveitando a infraestrutura do condomínio".

Pensando na segurança e na possibilidade de usar ao máximo o local de moradia, as incorporadoras combinam áreas fechadas e abertas para a prática esportiva. É o caso do Park View, da Avanço Realizações Imobiliárias, no Recreio, que oferece quadra de areia, campo de futebol e pista de skate.

"É importante destinar espaços aos adolescentes nos condomínios, dando a eles opções não apenas para diversão como também para a prática de esportes. Ainda mais nestes tempos em que é muito comum jovens passarem horas a fio jogando no celular ou em frente à TV", afirma o gerente Comercial da Avanço, Júlio Borges.

Fonte: O Globo