Síndicos e condôminos devem colaborar com realização do Censo

No dia 01 de agosto de 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Serão recenseados todos os residentes em território nacional e nosso maior objetivo é garantir que todas as pessoas sejam contadas.

Para a realização desse grande objetivo, é necessário contar com a receptividade dos condôminos e síndicos para que sejam grandes facilitadores da abordagem recenseadores.

Vale reforçar que o IBGE, órgão oficial da coleta do Censo Demográfico no Brasil, está sob a égide da Lei no 5.534 de 14 de novembro de 1968, que garante o sigilo de todas as informações individuais prestadas pelo cidadão, bem como dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações ao
IBGE (mais detalhes em https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/base-juridica.html).

A resposta ao Censo poderá ser dada presencialmente, por telefone e pela internet. Mas, para isso, é preciso fazer um primeiro contato com os moradores de modo a garantir os meios necessários para que a resposta dada seja contabilizada corretamente. Por exemplo, para responder pela internet, é necessário o envio de um e-ticket por e-mail, razão pela qual precisamos entrar em contato com a pessoa a ser recenseada para coleta do endereço eletrônico que será utiizado para tal fim.

Por isso, é fundamental o apoio dos síndicos e condôminos, seja fornecendo os contatos dos síndicos para planejarmos melhor a coleta das informações, seja ajudando a divulgar a operação censitária aos seus condôminos.

Todos os recenseadores estarão uniformizados com o colete do IBGE, devidamente identificados pelo crachá, cuja veracidade poderá ser checada pelo endereço respondendo.ibge.gov.br ou pelo número 0800 721 8181.

É fundamental, neste momento, a colaboração de todos os residentes do Brasil para que recebam o recenseador do IBGE em seus domicílios, abrindo as portas para a construção de um país melhor para todos. Os dados do Censo Demográfico beneficiam não somente os governos municipais, estaduais e federal, mas toda a sociedade brasileira, que deve ajudar a compor um retrato fiel de sua população em 2022.