Mitos e verdades sobre ISO9001. A importância para administradoras de condomínios.

Gerar oportunidades de melhoria nos processos de gestão das administradoras de condomínios. Esse foi o foco principal da live ‘10 mitos e verdades sobre a ISO9001’ realizada na noite da última terça-feira (12) de forma conjunta entre o SIPCES e a empresa Zorzal Gestão e Tecnologia.

O objetivo é que as empresas possam melhorar seus processos de organização e fluxo de trabalho através da certificação.

“Sempre precisamos de melhoria de processos, mas precisamos também de engajamento de pessoas. Qualquer etapa da vida, da empresa, do planejamento, temos que ter equipe atuante e comprometida. Com isso a gente busca os resultados. E a certificação ISO9001 cria e permite esse entendimento de toda a equipe. Essa implementação é um diferencial frente ao mercado”, atesta o presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa.

Luciano Zorzal, engenheiro e pós-graduado em Qualidade e Produtividade, pontuou o quanto é “importante o sindicato na luta e fortalecimento da classe. Os desafios crescem e as respostas são proporcionais aos desafios. O SIPCES, ao buscar a Zorzal para essa parceria, mostra o quanto está atento e preocupado em melhorar as empresas associadas e permitir que elas cresçam na prestação de seus produtos e serviços”.

O SIPCES pontuou alguns desafios, que foram analisados por Zorzal. Nas questões relacionadas às leis aprovadas pelas Câmaras Municipais sem discussão com a categoria e no surgimento ou ação de diversas instituições organizadas focadas no mercado condominial, Luciano Zorzal sugere maior união entre as empresas do setor.

“As empresas, se não se unirem, não vão conseguir evitar os impactos desses desafios. Difícil entender o porquê empresas do ramo não se associam a um sindicato”, frisou.

O sindicato também apontou como desafios para o setor condominial a concorrência predatória no setor pelas próprias empresas, relacionado aos preços dos serviços; a concorrência predatória de síndicos profissionais, sem experiência e com preços baixos, e até mesmo a não valorização das empresas pelos clientes, que cada vez mais querem reduzir os preços e não reajustar contratos.

“Aqui já seria um conjunto de ações: cliente satisfeito e fidelizado, alta qualidade e padronização na entrega. É a qualidade comprovada. Aí entra a ISO9001. Muitos deixam de crescer com medo de perder a qualidade. Mas não buscam se estruturar para crescer. A certificação é uma forma de provar que a empresa foi auditada e possui qualidade.”

SOBRE A ISO9001

Os objetivos da ISO9001 são:

- Estruturar um modelo de gestão com foco na melhoria contínua dos processos, implementado com base na cultura de análise de riscos e oportunidade;

- Aumentar a probabilidade de cumprir com 100% dos clientes, 100% do que foi prometido, tendo como base o atendimento a requisitos;

- Permitir o crescimento sustentável da empresa. Crescer otimizando recursos, mantendo e melhorando o nível de satisfação dos clientes.

A IMPORTÂNCIA DO ISO9001 PARA ADMINISTRADORAS

- Reduzir reclamações de clientes;

- Melhorar e controlar processos, desde os comerciais aos operacionais, reduzindo assim as emergências;

- Reduzir desperdício e retrabalho, principalmente os gerados por novos funcionários;

- Qualidade de vida no trabalho;

- Aumentar credibilidade diferenciando-se no mercado, passando mais confiança no momento da contratação;

- Crescer de forma ordenada;

- Melhorar sua gestão e resultados, aumentando sua lucratividade;

- Aumentar a satisfação de síndicos e condôminos.

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