Após ataque hacker, TRT-ES cancela atendimentos e audiências

O Tribunal Regional do Trabalho no Espírito Santo (TRT-ES) cancelou atendimentos e audiências nesta segunda-feira (21) após seu sistema eletrônico apresentar problemas no último domingo (20). Segundo o setor de tecnologia da informação, foram identificados ataques hacker, a partir de registros suspeitos de atividades maliciosas.

Quem consultou o portal do tribunal viu que ele estava indisponível. Os telefones do tribunal também não completavam ligação. 

A comunicação foi feita nas redes sociais. Em ato assinado pelo presidente do TRT-ES, o desembargador Marcello Mancilha, suspendeu o expediente presencial nas unidades administrativas e judiciárias, bem como as sessões nas varas de conciliação tanto em Vitória quanto no interior do Estado.

As comunicações devem ser encaminhas diretamente ao email da unidade judiciária competente.

Também foram suspensos os prazos processuais judiciais, regimentais do tribunal. Essa suspensão deverá ser certificada nos autos dos processos.

TRT-ES diz que não houve vazamento de dados pessoais e processuais
De acordo com o setor de tecnologia da informação, a equipe técnica passou a agir a partir de domingo após identificar o incidente como um ataque cibernético. Foram executadas medidas de isolamento e contenção de danos potenciais, a fim de preservar a segurança e a integridade das informações.

Segundo os técnicos, não houve comprometimento da integridade dos dados dos sistemas do Regional, e nenhum tipo de vazamento de dados processuais e pessoais. 

Eles destacaram que os serviços em nuvem disponibilizados pelo TRT-ES, como correio eletrônico, comunicação (Teams) e arquivos (OneDrive), não foram afetados e continuam acessíveis para servidores e magistrados. 

O Tribunal ainda não informou sobre a previsão de retorno do atendimento e dos serviços, como o sistema de consultas PJe (Processo Judicial Eletrônico) e as audiências.