Análise Ergonômica do Trabalho é tema de curso on-line da Fundacentro

A Fundacentro oferece o curso on-line “Para que serve a análise ergonômica do trabalho” na Escola Virtual.Gov (EVG). O objetivo é difundir a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), prevista na NR 17,  como método para a compreensão das situações de trabalho real e para transformar as condições do trabalho. A adoção da AET pode contribuir para a prevenção de agravos à saúde e para a construção de sistemas seguros, tanto para o setor público como o privado, de qualquer atividade produtiva.

Com carga horária de 20h, o curso foi dividido em cinco módulos. O primeiro trata de noções fundamentais sobre ergonomia e AET: a ergonomia e sua história no Brasil; trabalho e prescrição; trabalho real e atividade; e trabalho operário. O segundo traz princípios metodológicos, desenvolvimento e aplicação da AET: intervenção no trabalho; o ponto de vista da atividade; o setor de entregas por motocicletas; prevenção de acidentes.

O módulo 3 tem como tema a aplicação da AET para a prevenção de agravos à saúde no serviço público, discutindo: contribuições; poder de agir e sofrimento; o adoecimento nos serviços públicos; engajamento no trabalho, impedimentos organizacionais e adoecer. No quarto módulo, debate-se a contribuição da AET para a investigação de acidentes e programas de segurança, com as questões: entendendo o “erro” humano; gestão da segurança; prevenção de acidentes do trabalho.

Por fim, o quinto trata da NR 17 e gestão de riscos, abordando essa norma; os requisitos específicos da AET;  GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais); AET e PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos).

Assim que faz a inscrição, o aluno tem 20 dias para concluir o curso. Há emissão de certificado para quem realizar todos os módulos e atingir a pontuação mínima exigida nas avaliações, que no final, deve ser de no mínimo 60 pontos. O curso, que é gratuito, destina-se a profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho, Recursos Humanos, Auditoria Fiscal do Trabalho e estudantes. Servidores públicos e cidadãos em geral também pode realizá-lo.

Com a formação, o participante será capaz de conhecer os princípios conceituais e metodológicos da Análise Ergonômica do Trabalho e identificar casos de aplicação. Também poderá acompanhar seu desenvolvimento e contribuir na configuração de programas de segurança e saúde do trabalhador e de gestão de riscos.

O conteúdo desse curso foi preparado pelo pesquisador José Marçal Jackson Filho e pelo tecnologista Eugênio Paceli Hatem Diniz, ambos da Fundacentro, e pelo auditor-fiscal do Trabalho Mauro Marques Muller.

Para fazer o curso, inscreva-se no site da EV.G