Condomínios apostam em tecnologias de segurança

O mercado imobiliário do Rio tem lançado cada vez mais condomínios de alto padrão com recursos tecnológicos voltados para a segurança dos moradores. Um lançamento em um prédio do Rio de Janeiro, por exemplo, terá botões antipânico tanto nas áreas comuns quanto nas unidades.

“É possível acionar e, de forma discreta, sinalizar para os sistemas (da empresa de segurança se for contratada pelo condomínio) que algo atípico está acontecendo, para que as devidas providências possam ser tomadas.

Outro empreendimento tem dispositivos como fechaduras inteligentes, sistema de reconhecimento facial para o controle de acesso dos moradores com integração à portaria remota (monitorada à distância por uma empresa de segurança) e olho mágico digital.

O olho mágico digital possui uma câmera e uma telinha de LCD iluminada, que é instalada no mesmo lugar do olho mágico comum. Oferece muito mais qualidade e nitidez de imagem. Há ainda modelos com câmera noturna, com gravação de imagens e vídeos e salvamento automático, permitindo registrar, inclusive, data e hora.

O sistema de QR Code funciona como uma autorização de acesso ao apartamento, dada pelo morador. De posse dele, o visitante somente conseguirá acessar o imóvel referente à autorização.

Para os especialistas, a tendência de tecnologia de maior controle de entrada e saída nos empreendimentos se intensificou ainda mais a partir da pandemia, devido ao aumento do uso de delivery e do tempo em que as pessoas ficam em casa, mostrando-se mais dispostas a aumentar a segurança.

Fonte: O Globo