Fiação antiga é maior causa de incêndios, diz Bombeiro

O incêndio que matou um menino de 4 anos em um apartamento na Praia do Canto, em Vitória, ligou o alerta para o risco de problemas na rede elétrica domiciliar.

Isso porque o principal indício é de que o incêndio tenha começado na parte elétrica do ar-condicionado e do ventilador. Se este motivo for confirmado, esse não será um caso isolado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a sobrecarga de energia e as fiações antigas são as principais causas de incêndio em residências. Mas, na maioria dos casos, os especialistas garantem: é possível perceber os sinais de que algo pode dar errado.

“Os dados mostram que grande parte dos incêndios em residências acontecem por sobrecarga elétrica. Ventilador e ar-condicionado são os dois eletrodomésticos que mais causam esse problema”, afirmou o capitão Vinícius Pedroni, do Corpo de Bombeiros.

Pedroni lembra que os novos utensílios domésticos precisam de uma potência de energia que, muitas vezes, não é mais compatível com a instalação antiga da casa. “Por isso, os artigos científicos mostram que é necessário trocar toda a fiação a cada 20 anos, pois ela passa a se deteriorar”, ressaltou.

Consultor do Conselho Regional de Engenharia (Crea-ES), o engenheiro eletricista Orlando Zardo Júnior alerta para a importância da manutenção.

“Se você vai colocar mais carga elétrica na casa, uma máquina de costura, outras televisões, uma impressora, é preciso fazer manutenção no quadro elétrico, pois aumenta a carda”, disse.

Os especialistas indicam que é possível perceber os sinais de problemas que podem causar incêndio. Um deles é ficar atento a possíveis picos de energia ao utilizar eletrodoméstico de potência alta, como micro-ondas e máquina de lavar.

“Outro sinal comum é o disjuntor desarmando. Mostra que algo não vai bem”, ressaltou Pedroni.

O quadro elétrico também é um ponto importante. “Colocando a mão em cima, na proteção de plástico, é possível perceber a temperatura. Se está muito quente, tem problema na instalação elétrica”, alertou Orlando Zardo.

No caso de ventiladores de teto, é importante observar se ele está perdendo força, o que indica problema nos capacitores e pode causar aquecimento, levando a um incêndio.

Mais segurança com treinamentos
Síndica do edifício Trade Center, no Centro de Vitória, Rosângela Heringer conta que os treinamentos de evacuação para garantir mais segurança no prédio são constantes.

Agora, ela vai solicitar ao Corpo de Bombeiros um treinamento específico para os casos de incêndio.

Na próxima semana, os bombeiros vão realizar uma palestra sobre o uso correto de sistemas preventivos na Praia do Canto.

“Atendemos solicitações nesse sentido. Apresentamos os equipamentos, os dispositivos, e indicamos defeitos que podem apresentar e como identificar”, explicou o major Fábio Maurício Rodrigues Pereira.

SEMINÁRIO ARQUITETURA X CONDOMÍNIO
Na tarde da última quarta-feira o presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa, fez a abertura do 3º Seminário Arquitetura x Condomínios, organizado pelo CAU/ES e com a parceria do Sindicato Patronal de Condomínios e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

E a fala utilizada pelo Gedaias vai ao encontro do apontado pelos especialistas.

“Precisamos motivar, conscientizar e orientar os condôminos de modo a fazerem as manutenções periódicas de suas residências, de seus imóveis. Boa parte dos incêndios tem origem em curtos circuitos e em aparelhos de ar condicionado, falta de manutenção da parte elétrica, gambiarras, uso indevida de tomadas e extensões, por exemplo. Este é um momento propício para esse debate”, reforça Gedaias.

O SIPCES oferece anualmente o curso de Plano de Gestão da Manutenção, onde foca as normas técnicas e lei municipal sobre inspeção predial, além das normas da ABNT, como a norma 14.037, que apresenta o Manual de operação, uso e manutenção das edificações - Conteúdo e recomendações para elaboração e apresentação.

SAIBA MAIS
Quando fazer manutenção?

- A manutenção no quadro elétrico precisa ser feita toda vez que a casa ganhar mais carga elétrica, como mais televisões ou uma impressora.

Quando trocar a fiação?
- Expecialistas indicam que o tempo de troca de toda fiação da casa precisa de a cada 20 anos.

Como detectar sinais de problemas que podem causar incêndio?
- Ficar atento a picos de energia ao utilizar eletrodoméstico de potência alta, como micro-ondas e máquina de lavar.

- Verificar se o disjuntor da casa está desarmado.

- Observar se o ventilador de teto está perdendo força.

- Sentir a temperatura na proteção de plástico do quadro elétrico. Ela não pode estar muito quente.

- Observar cheiro de queimado.

Fonte: Jornal A Tribuna