A difícil tarefa de mediar brigas e achar soluções nos condomínios

Sandro Lage, morador, e Cyro Bach, síndico: boa relação no dia a dia do condomínio

Reportagem: Tatiana Moura - A Gazeta
Foto: Guilherme Ferrari - A Gazeta

A Gazeta 30 de Novembro de 2015

Controlar uma casa, com uma família, já não é tarefa simples. Imagina administrar um condomínio com 130 casas e cerca de 350 moradores. Desde agosto, essa é a missão do Cyro Bach Monteiro, 57, síndico do condomínio Vila dos Pássaros, na Serra. Para homenagear pessoas que como ele se dedicam a tornar a vida de todos mais fácil, foi criado o Dia do Síndico, comemorado hoje. A data será celebrada com a palestra “O Síndico Motivado”.

Além do condomínio onde mora, Cyro é presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (SIPCES), e síndico de um prédio comercial e de outro condomínio residencial.

Ele lembra que o convite para ser síndico partiu de um amigo. “Eu era bancário, e em 1986, quando saí do banco, um amigo me convidou para administrar o condomínio dele, o que foi uma escola para mim”.

Ao longo de quase três décadas, Cyro já passou por várias situações no dia a dia da função, desde uma briga de casal em que a mulher colocou fogo no apartamento a ter que acordar de madrugada para consertar uma tubulação que se rompeu.

A rotina é agitada. Há dias em que ele trabalha das 7h às 23h, mas afirma que gosta do que faz. “Eu gosto dessa agitação. Fala-se sempre no síndico, mas por trás dele tem um conselho consultivo, de moradores, e quando é pró-ativo ajuda demais”.

Quem é só elogios ao trabalho de Cyro é o representante comercial Sandro Lage, 44. “Ele tem uma grande experiência, por isso, resolve as coisas de forma simples e evita embates”, conta.

CONSCIENTIZAÇÃO

Além de administrar os condomínios, Cyro faz um trabalho de conscientização com os moradores quanto à economia de água. “Orientamos os moradores a reutilizarem a água do ar- condicionado”.

Na Grande Vitória são cerca de 4mil síndicos. A palestra “O Síndico Motivado” será realizada hoje, das 14h às 17h, no Edifício Palas Center, Centro de Vitória.

BOM SÍNDICO

CONHECIMENTO
Legislação - Um dos mandamentos para ser um bom síndico é ter um bom conhecimento do regimento interno e da legislação do condomínio.

CAUTELA
Condômino - Ao notificar um condômino, é preciso agir com cautela, para que a situação seja resolvida da melhor forma possível.

PRIVACIDADE
Ambiente - É preciso cuidado para não se meter na vida íntima dos moradores, a menos que isso esteja perturbando a ordem.