Pallet na garagem! Cabe mais um

Certamente muitos já tiveram algum problema ou mesmo dificuldades para manobrar seus veículos nas apertadas vagas de garagem ou estacionamento dos condomínios. Principalmente se o seu condomínio for mais antigo, onde as vagas de garagem são poucas e nem sempre há espaço para todos os veículos.

Para diminuir esse problema prédios da Grande Vitória podem recorrer a algumas soluções para dar um pouco mais de espaço, conforto e diminuir os aborrecimentos quando o assunto é garagem. Uma dessas soluções são as vagas volantes, aquelas onde é possível “mudar” o carro de lugar, utilizando pallets e, assim, aproveitar melhor o espaço disponível na garagem.

Usuários que moram ou trabalham em prédios que já possuem o sistema há muito mais tempo afirmam que o modelo só ajuda. A síndica Ana Maria do edifício San Moritz, em Jardim da Penha, Vitória, é uma delas, e garante que não há o que reclamar.

“Nunca tivemos problemas. O prédio já foi entregue com esse modelo de garagem, há 17 anos, e com a devida manutenção nunca tivemos problemas. Neste ano demos início à troca das roldanas, onde colocaremos roldanas blindadas, que são mais resistentes, e tornam o movimento de empurrar ou puxar os carros mais fácil e leve”, garante a síndica.

Ainda segundo Ana Maria, de acordo com a planta original da construção, o edifício comportaria vagas para apenas oito veículos. Com a utilização dos pallets o número de vagas aumentou 50%, passando a comportar 12 veículos na garagem ao mesmo tempo.

O sistema de pallets foi desenvolvido para aproveitar ao máximo os espaços das garagens, e atende tanto edifícios comerciais quanto residenciais. Com ele os carros ficam em cima de trilhos que, com o mínimo de esforço manual, se deslocam para os lados e para frente e para trás, liberando as vagas e permitindo a entrada e saída dos veículos.

Para o servidor público aposentado José Américo Cavalcante, o sistema é seguro. “A distância entre os carros é boa, não há risco de acidentes, nem mesmo de bater um carro no outro, provocando arranhões ou danificando outro veículo”.

Mas lembre-se de que para introduzir esse sistema em seu prédio será preciso fazer um projeto de apresentação de como tudo vai ficar e aprovar em assembleia.