Dia Internacional da Mulher

Amiga, companheira, mãe, avó, irmã, madrinha, madrasta, tia, filha. Advogada, médica, professora, síndica, administradora de condomínio, zeladora. Muitas outras são as funções e o papel da mulher. Todas essenciais.

Mais uma vez é chegado o dia de receberem o reconhecimento formal de sua importância, pelo que representam e por fazerem o que fazem e como fazem. De um jeito diferente, sempre especial. Uma data a ser sempre comemorada.

SIPCES parabeniza todas as mulheres por esse dia especial, por todas serem essenciais e pela presença e honrosa participação em nosso dia a dia durante todos os outros 364 dias do ano.

Dia Internacional da Mulher B

Sobre o Dia Internacional da Mulher

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado há pouco mais de 100 anos. Ele foi criado em 1910, dentro do movimento socialista, e celebrado no ano seguinte na Europa em 19 de março. A partir de 1913, a data oficial passou a ser 8 de março. No começo do século 20, a principal reivindicação das mulheres era referente aos direitos trabalhistas e a conquista do voto feminino (adotado apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido).

Nos anos 1960 e 1970 entraram em pauta saúde, sexo e violência doméstica. Atualmente, as mulheres podem votar em quase todos os países, ocupam cargos de liderança em empresas e governos e há leis específicas para penalizar a violência contra a mulher. Por outro lado, elas continuam ganhando menos que os homens, tendo menor representatividade política e acesso à educação. No Brasil, o movimento feminista se consolidou na década de 1970, durante o regime militar. A violência doméstica, a participação política e a descriminalização do aborto estão entre os temas atuais debatidos pelas feministas.

Fonte: Uol