Inscrições abertas para qualificação gratuita em calçada cidadã

15 de dezembro de 2016

Síndicos, pedreiros, moradores ou profissionais de Arquitetura e Engenharia e/ou da construção civil podem se inscrever para a 2ª Capacitação de Acessibilidade em Calçadas e Certificação em Calçada Cidadã. A qualificação será nesta sexta-feira (16), às 13 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, na Enseada do Suá. São 160 vagas.

A qualificação é gratuita. Para se inscrever, basta entrar em contato com o Núcleo de Calçada Cidadã, pelo telefone 3382-6370 ou pelo email calcadacidada@vitoria.es.gov.br.

A obra, a manutenção e o reparo das calçadas são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. O município tem trabalhado com a conscientização dos moradores sobre a necessidade de oferecer a todos um caminho mais seguro. Agora também promove cursos para qualificar os construtores e profissionais que projetam o equipamento.

“O objetivo é atuar em todas as frentes para a promoção da acessibilidade em Vitória, proporcionando um passeio seguro pelas calçadas, sobretudo para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”, afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Calçada Cidadã, Peterson Pimentel, a proposta é fazer construtores multiplicadores de calçada acessível.

Projeto

O projeto Calçada Cidadã determina que todas as calçadas tenham uma faixa de percurso seguro, sem degraus ou obstáculos e não escorregadia. Todo mobiliário urbano, como árvores, postes e orelhões, precisam ser sinalizados com piso podotátil para identificar área não segura. Além disso, é preciso estar atento às rampas de acessibilidade para cadeirantes e idosos.

Facebook Comments
Voltar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: