Cesan anuncia fim do rodízio de abastecimento de água

17 de novembro de 2016

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) suspendeu, nesta quinta-feira (17), o rodízio do abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Santa Maria da Vitória. De acordo com a companhia, o fornecimento será normalizado nos municípios da Serra, parte de Cariacica, a região continental de Vitória e Praia Grande, em Fundão.

As localidades abastecidas pelo Rio Jucu (Vila Velha, Viana, parte de Vitória e de Cariacica) tiveram o abastecimento restabelecido no dia 6 de outubro.

Além do abastecimento, também volta a ser permitida a captação de água para irrigação e outros fins durante a noite, das 18h às 5h. Durante o dia, entre 5h e 18h, a captação continua proibida.

A medida foi possível, de acordo com a companhia, devido à melhora nas condições do rio proporcionadas pelas chuvas dos últimos dias, que recuperaram a vazão tanto acima quanto no curso do rio após a represa de Rio Bonito.

O reservatório alcançou 38% da capacidade, o que permite manter o abastecimento normalizado. A medida foi aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), contudo, a Cesan alerta que a população deve manter os hábitos de redução do consumo.

No balanço realizado pela Cesan, o período de racionamento resultou em uma redução de 15% no sistema que capta água no Rio Santa Maria e 12% no Rio Jucu. Ao todo, foram 1,6 bilhão de litros de água economizados.

Facebook Comments
Voltar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: