SEGURANÇA NOS CONDOMÍNIOS

Redobre a atenção durante as férias.

Você ou seu vizinho planejou viajar durante este final de ano. Mas quais são os cuidados adotados por vocês ou por seu condomínio em relação a segurança, para evitar problemas? O SIPCES dá algumas dicas em relação a esse assunto para que você possa viajar sem preocupações ou curtir o seu condomínio com tranquilidade.

Nessa hora, o Síndico tem papel fundamental e deve ajudar a conscientizar os condôminos sobre as mais diversas situações de risco a que os condomínios estão expostos diariamente. E essas situações se agravam nesse período de festas, quando os prédios comerciais e residenciais costumam ficar um pouco mais vazios ou ainda receber moradores ou visitantes temporários e, por isso, desconhecidos.

Uma das situações que os síndicos e administradores devem evitar é dar férias aos funcionários durante esse período, para que o quadro funcional não fique reduzido ou prejudicado. Lembre-se, ainda, de dar uma atenção especial aos veranistas e locatários temporários, uma vez que possivelmente eles não conheçam as regras do seu condomínio.

Para os moradores que vão viajar, não deixe luzes acessas, cancele o recebimento de jornais e revistas, avise ao Síndico caso algum amigo ou parente tenha que cuidar de plantas ou animais, e evite conceder muitos detalhes sobre a viagem. Já os moradores que ficarem em casa neste final de ano devem observar a garagem. Esse item necessita de atenção extra por ser um dos pontos mais vulneráveis do condomínio. Ao entrar com o seu veículo, o SIPCES sugere que você acenda a luz interna do carro ou abaixe o vidro ao chegar. Assim, os funcionários da portaria podem ter certeza de que o motorista é morador do prédio.

Caso o seu prédio não tenha porteiro, procure dar uma volta pela rua ou quarteirão para poder confirmar que não há nenhum movimento estranho ao redor do condomínio.

Algumas dicas de segurança

* Tenha certeza de quem está autorizado a entrar no prédio;
* Não forneça detalhes da viagem, como o dia de chegada, a funcionários do condomínio;
* Caso for viajar, não deixe a chave do seu apartamento com funcionários do prédio;
* Deixe um contato para ser avisado em caso de emergência;
* Cancele o recebimento de jornais e revistas;
* Feche o registro de água e desarme os disjuntores de luz;
* Os funcionários e moradores devem estar sempre atentos ao que acontece nas imediações do condomínio.

www.youtube.com/watch?v=psUIa43Cnog