Adriana da Silva Martineli viu sua vida mudar completamente ao transformar um revés profissional em uma oportunidade para brilhar na gestão condominial. Após anos fazendo parte da administração do Shopping da Terra, em Vila Velha, ela viu a síndica renunciar ao cargo e demitir todos os colaboradores. Na eleição do novo síndico, a surpresa: muitos condôminos pediram que a Adriana se candidata-se. Pedido atendido e eleita síndica, ela comanda e trabalha, há quatro anos, no crescimento do tradicional shopping da cidade canela verde, que conta com 117 lojas e salas. Hoje também atua como síndica de um condomínio residencial em Guarapari, litoral sul do Espírito Santo.
“Quando comecei na área administrativa do shopping, não sabia nada sobre gestão de condomínios. Fui aprendendo no dia a dia, enfrentando desafios e superando dificuldades. Quando o síndico anterior deixou o cargo, fui indicada e aceitei o desafio. Estou aqui até hoje, fazendo o que amo”, conta Adriana.
Boa convivência e trabalho de formiguinha
Para Adriana, que é formada em Ciências Contábeis, o segredo de uma boa gestão está no diálogo e na convivência harmoniosa. “Saber ouvir é essencial. As críticas ajudam a avaliar o que pode ser melhorado. Eu trabalho muito pelo bom senso e estou mudando coisas importantes, sempre com cuidado e respeito. Por exemplo, mudar a cor interna do shopping foi um trabalho de formiguinha. Conversei individualmente com lojistas e condôminos, explicando a importância de modernizar as pilastras, por exemplo, antes mostarda. Hoje, recebo só elogios.”
Ela acredita que o trabalho de síndico exige dedicação e amor. “É cansativo, mas é gratificante. Estou disponível de segunda a segunda, sem horário fixo. Às vezes, recebo mensagens às 10 da noite. Se você não tiver paixão pelo que faz, fica difícil. Mas quando os dois estão juntos, tudo flui, e você supera qualquer dificuldade.”
Desafios e superações
A gestão no shopping trouxe muitos desafios, desde o telhado antigo que precisou de reformas, até a escada rolante, que está em fase de modernização. Outro ponto foi a inadimplência, agravada pela pandemia, e a ausência de um fundo de reserva quando ela assumiu. “Isso me tirou o sono no início, mas com o tempo você vai se organizando e aprendendo.”
Adriana destaca que lidar com pessoas é um dos maiores desafios – e uma de suas maiores habilidades. “Às vezes, é algo pequeno, mas que exige tato e paciência. Recentemente, precisei mediar um conflito entre dois condôminos muito temperamentais. Felizmente, conseguimos um bom resultado, e isso me deixou muito feliz. É preciso ter equilíbrio emocional e manter o lado espiritual bem focado para lidar com situações assim.”
Reconhecimento e realizações
O momento mais gratificante para Adriana vem do reconhecimento das mudanças positivas. “Frequentadores que não vinham há anos dizem que não imaginavam que o shopping poderia estar tão diferente. Isso é muito especial para mim.”
No condomínio residencial, ela adota uma gestão financeiramente equilibrada, negociando melhorias aos poucos, sem a necessidade de cotas extras. O resultado? Um prédio totalmente reformado e com problemas históricos, como o portão da garagem, resolvidos.
Capacitação contínua
Adriana também valoriza o aprendizado constante. “Participei recentemente de um curso promovido pelo SIPCES e gostei muito. A linguagem era clara, focada no dia a dia do síndico. Aprendi lições práticas que me ajudaram a aperfeiçoar minha gestão.”
Com uma trajetória marcada por superações e aprendizado, Adriana é um exemplo de que paixão e dedicação podem transformar desafios em conquistas. “O trabalho de síndico não é fácil, mas é recompensador quando você vê os resultados e recebe o reconhecimento das pessoas. Amo o que faço.”