1º de Maio - Dia do Trabalho

Desde o fim do século XIX Brasil, Estados Unidos e vários outros países ocidentais têm o 1º de maio como Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. A data foi escolhida devido a uma série de manifestações e conflitos desencadeados a partir de uma greve geral, que paralisou os parques industriais da cidade americana de Chicago, no ano de 1886.

Embora os conflitos atuais não estejam nessa proporção, não quer dizer que não devemos lançar luz sobre os mesmos. Uma data que deveria ser mais comemorativa sempre ganha contornos reivindicatórios. E nós podemos mudar isso, começando dentro dos condomínios, por exemplo, na relação empregado x empregador.

Síndicos e administradoras de condomínio podem, e devem, olhar por melhores condições do local de trabalho de seus empregados. Equipamentos como mesa e cadeira adequadas, valorização do treinamento profissional e feedback constante da forma de atuação de seus profissionais.

Por outro lado, o empregado deve respeitar as regras que são colocadas, zelar pelo seu local de trabalho e tudo o que ele lhe proporciona.

Pode parecer chover no molhado, mas o que parece ser o básico, por muitas vezes passa desapercebido aos nossos olhos. Gestão de pessoas não é fácil, mas de extrema necessidade e urgência, visto cada vez mais frequente notícias de agressões entre moradores, agressões aos síndicos e até mesmo prestadores de serviços dos condomínios.

Não à toa tivemos as recentes mudanças da NR-9: extinção do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o nascimento do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), onde dentre os principais pontos de impacto está a promoção da proteção efetiva da saúde do trabalhador, incluindo, neste aspecto, a saúde mental.

Tornar o ambiente mais agradável e prazeroso para o dia a dia do trabalhador é um dos pontos que deve fazer parte dos principais objetivos das administradoras de condomínios e síndicos, para que a data de 1º de maio seja comemorada em sua essência pelas conquistas, avanços e reais oportunidades de trabalho, mas, sobretudo, de convivência harmoniosa entre todos.

Feliz Dia do Trabalho