Dia Mundial da Água – Dicas de consumo consciente nos condomínios

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, data que foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar a população mundial sobre a importância deste recurso natural para a sobrevivência de todo o planeta.

Pensando nisso, para o presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa, “síndicos e administradoras de condomínios devem adotar e cobrar em seus condomínios sobre a prática de boas ações no combate ao desperdício de água”.

Os vazamentos nos edifícios são um dos maiores causadores desse desperdício, sendo necessária uma revisão preventiva, vistoriando os apartamentos periodicamente onde podem ser detectadas as possíveis perdas de água/infiltrações para serem resolvidas de forma rápida. Além disso, deve-se buscar por vazamentos nos reservatórios de água do condomínio. Esses vazamentos podem durar dias até que sejam notados.

A adoção de medidores individuais para cada unidade e campanhas com cartazes e avisos nas áreas comuns dos prédios também podem ajudar na conscientização dos condôminos. Com a medição individual é possível identificar o volume de água utilizado em cada unidade e perceber possíveis vazamentos. Embora o custo de instalação do medidor individual seja elevado, este valor acaba sendo compensado em alguns meses com a economia de água obtida pelos moradores.

A instalação de dispositivos economizadores, como reguladores de vazão, válvula ou caixa de descarga de duplo acionamento, arejadores para torneiras e torneira temporizada, pode gerar uma economia de até 80% no consumo de água.

A ajuda dos condôminos nesse processo extremamente importante, pois se cada unidade contribuir economizando água de forma justa e consciente, o resultado vem na redução da conta.

Veja mais dicas de economia de água:

- Regar o jardim durante 10 minutos representa um gasto de 186 litros de água. Para economizar a rega durante o verão, aconselha-se ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.

- Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

- Varrer a calçada usando o esguicho é outra maneira fácil de desperdiçar água. Durante 15 minutos são gastos 279 litros de água. Usar apenas a vassoura causa o mesmo efeito e nenhum desperdício.

- Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira meio aberta, gasta 80 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 79 litros de água. Se isso for multiplicado pelo número de pessoas da residência e, depois, por 30 dias, pode-se ter uma ideia da economia também na conta de água.

- Um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, leva para o ralo 243 litros de água. Se o tempo de banho for de 5 minutos, fechando a ducha ao ensaboar-se, o consumo cai para 81 litros. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 144 litros. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 48 litros.

- O uso de capa de proteção na piscina evita perda da água por evaporação, o que também auxilia na economia.

Fica a dica principal: economizar e preservar são ações para o ano todo.

ONDE TEM CONDOMÍNIO E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO, TEM O SIPCES