Feirinhas nos condomínios dão renda extra a moradores

A professora Marina Barinia Otarola, que faz empanadas peruanas, e sua cliente a Juçania Paniz. / Foto: Douglas Schneider - Jornal A Tribuna

Moradores de prédios no Estado estão encontrando novas formas de interagir, gerar renda e fazer amigos. Colocando suas habilidades culinárias em prática, eles fazem seus produtos e vendem para outros moradores, em uma feirinha, dentro do prédio onde vivem.

Um exemplo é o Residencial Barras, em Jardim Camburi, Vitória. Lá o síndico Frankland Silva Gonçalves Almeida explicou que a ideia da feirinha foi votada em assembleia e está prevista no regimento do condomínio.

“Os moradores que tiverem interesse em participar, fazem o cadastro na administração dizendo quais produtos irão vender. O condomínio disponibiliza cozinha de uma torre e as mesas e cadeiras”. O evento acontece toda quarta-feira, a partir das 17 horas.

A professora Marina Barinia Otarola, de 59 anos, dava aula para o ensino fundamental no Peru. Morando no Estado há três anos, há dois ela participa da feirinha do condomínio. Ela faz empanadas peruanas para vender e encontra no evento uma fonte de renda extra familiar.

“A feirinha me ajudou a conhecer mais moradores, a fazer parte de uma comunidade e a praticar o português”, contou. Entre suas clientes está a técnica em navegação Juçania Paniz, de 54 anos.

“São coisas muito gostosas. Meu paladar agradece. Aqui conhecemos as pessoas e prestigiamos os moradores. Hoje bateu a fome e vim procurar algo diferente”.

A síndica profissional e diretora da M&M Gestão Condominial, Juliana Monteiro, explicou que há casos também de condomínios grandes em que a feira livre fica dentro do condomínios e os moradores descem e colocam para vender também os produtos que fazem.

O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios no Estado (SIPCES), Gedaias Freire, destacou que as feirinhas são iniciativas que vêm de encontro a uma necessidade dos condôminos.

“Ela deve ser valorizada pelo condomínio, criando regras de uso dessas áreas comuns e de limpeza após o uso. Geralmente esses produtos caseiros são melhores que os industrializados. Um pão caseiro, por exemplo, é uma delícia”, destacou.

Fonte: A Tribuna