Planejamento Financeiro. Ferramenta primordial para a boa gestão.

O planejamento financeiro para condomínios é uma etapa importante da gestão financeira condominial e funciona como um guia para ajudar o síndico a manter o patrimônio dos condomínios sempre valorizado, planejar a execução de novos projetos, realizar investimentos e visar o bem-estar dos moradores.

Seguindo a convenção do condomínio, cada exercício financeiro é vinculado a um mandato (de um ou dois anos), sendo preciso fazer um planejamento prévio dos doze meses seguintes, antes do ano de exercício começar, para mostrar aos condôminos na Assembleia Geral Ordinária. Pelo menos esse é o modelo ideal, incluindo nessa etapa a avaliação do ano que passou e compartilhar os resultados com todos.

Não há na lei um mês específico que determina qual o primeiro mês do mandato, cabe a Convenção estabelecer, podendo ser no início do ano, mais precisamente entre janeiro e abril. Então, está na hora de começar a levantar todas as informações e planejar o próximo período.

“A demanda de cada planejamento vai variar de acordo com o tamanho e a estrutura do condomínio. Condomínios sem ou com poucos empregados, e o mesmo para áreas de lazer, por exemplo, vão demandar um planejamento mais simples do que condomínios com muitos funcionários e diversas opções de lazer”, aponta Gedaias Freire da Costa, presidente do SIPCES.

Há muitos outros pontos que precisam de atenção, principalmente com os custos extraordinários anuais, como o décimo-terceiro e férias dos empregados, que na verdade são despesas ordinárias, logo, podem ser diluídas ao longo do ano e depositados em fundo próprio.  A manutenção, por si só, é algo regular e que já precisa estar na rotina do condomínio, além, é claro, de prever uma margem de inadimplência e eventuais despesas extraordinárias. A conservação deve ser avaliada e prevista com maior zelo e atenção 

É preciso fazer uma análise da situação financeira atual do condomínio, olhando pontos como:

- Quais são as despesas necessárias para o bom funcionamento do condomínio e como elas estão sendo alocadas;

- Quais são os principais pontos críticos ou à melhorar;

- Quais são as receitas à disposição (o dinheiro que está em caixa) e se são suficientes para suportar as despesas;

- Qual o nível de inadimplência atual;

Esses são apenas alguns pontos que devem ser considerados. Pensando na importância do planejamento financeiro, o SIPCES programou para o dia 23 de novembro (quarta-feira), de 18h30 às 21 horas, de forma on-line, a palestra PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA.

Entre outras abordagens, o SIPCES apontará a importância do planejamento financeiro e itens que não podem deixar de ser considerados neste momento.

As inscrições, gratuitas para associados, podem ser realizadas pelo telefone (27) 3421-6302 ou pelo e-mail: sipces@sipces.org.br.

ANOTE AÍ

Palestra: Previsão Orçamentária
Data: 23 de novembro (quarta-feira)
Horário: 18h30 às 21 horas
On-line: Link será enviado minutos antes do início das atividades
Associados: Gratuito

ONDE TEM CONDOMÍNIOS E EMPRESAS ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIOS, TEM O SIPCES.