Copa do Mundo exige organização nos condomínios

É chegada a hora. Nos próximos dias começa um dos eventos mundiais mais aguardados: a Copa do Mundo. Bandeiras brasileiras tomarão janelas e sacadas (dessa vez espera-se que todos na mesma torcida), o som das cornetas e as chamadas “vuvuzelas” irão ecoar por todos os lados e as pessoas se reunirão para assistir às partidas, vibrar e comemorar, em caso de vitória da Seleção. Mas quando se vive em condomínio, é preciso cautela a fim de evitar conflitos e desgastes.

BANDEIRAS
Sacadas, janelas e varandas devem ganhar as cores verde e amarelo durante o evento esportivo. De acordo com o Código Civil Brasileiro, inciso III, do artigo 1.336, são deveres dos condôminos não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas.

Entretanto, considerando a popularidade do evento e a paixão do brasileiro, sempre foi permitida, sem exageros e com muito bom senso, a exposição de bandeiras e decoração durante a realização da competição.

Entende-se como fachada toda a área externa que compõe o visual do condomínio, como as paredes externas, sacadas, janelas e esquadrias, portas e portões de entrada e saída do edifício, entre outros elementos que integram a harmonia estética. Exageros podem e devem ter a advertência do síndico.

BARULHO
Já é grande a movimentação de pessoas organizando festas para assistir às partidas. Mas nem todo mundo gosta de futebol e há quem prefira aproveitar o tempo para estudar ou continuar no trabalho home office; têm moradores cuidando de idosos debilitados; com bebês recém-nascidos; com animais que ficam inquietos com barulho… Como fazer nesses casos?

É importante lembrar que o barulho excessivo, mesmo dentro do horário permitido no condomínio, pode ser um incômodo e desrespeitar outros moradores. Então, o bom senso é a melhor alternativa para evitar desavenças.

Uma medida é a criação de um espaço coletivo para assistir aos jogos, acordado em assembleia e estipulando a divisão de despesas para o momento de confraternização.

Já o ato de soltar fogos de artifício deve ser proibido.

SEGURANÇA
Outra questão que merece atenção é o entra e sai de pessoas na portaria, em função dos encontros para assistir às partidas. A portaria deve redobrar a atenção para evitar que pessoas estranhas se infiltrem em meio a uma grande quantidade de pessoas e aproveite para entrar no condomínio. O ideal é fazer como em qualquer festividade: que os moradores deixem uma lista de convidados na portaria, com nome completo e número do RG, para conferência.

Em relação aos convidados, vale ressaltar que a responsabilidade pelos visitantes é do condômino. Alerte sobre as regras do condomínio, e busque sempre evitar que os convidados circulem pelas áreas do condomínio.

COMUNICAÇÃO
Para que a diversão esteja garantida sem transtornos, a base de tudo é uma comunicação clara, criando informativos com as regras da boa convivência durante esse período ou uma cartilha que lembre do momento festivo, mas esclarecendo e alertando sobre as regras para que não haja problemas.

LIBERAÇÃO DO EMPREGADO
Copa do Mundo não impõe ao empregador a obrigatoriedade de liberação dos empregados ou colocação de aparelhos de televisão para que os mesmos possam assistir aos jogos da seleção brasileira. Bom senso, todavia, sempre é salutar.

Na prática muitos empregadores, dentro do seu poder diretivo, flexibilizam a jornada de trabalho, liberando determinados empregados, mediante compensação ou não do expediente liberado.

Esta é uma saída que os condomínios e empresas administradoras podem adotar, ou seja, liberar os empregados mediante compensação dos horários, observando as jornadas de trabalho de cada empregado e, claro, a função.

Porteiros devem redobrar a atenção para que aparelhos de televisão não tirem atenção de sua função.

Bom senso, responsabilidade, colaboração de todos, para que o hexa seja um momento de alegria e descontração para todos.

ONDE TEM CONDOMÍNIO E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO, TEM O SIPCES.