SIPCES participa de reunião nacional sobre Trabalho Doméstico Decente

Foi realizada na tarde de hoje (22) a primeira reunião virtual organizada pela Coordenação Nacional de Combate à Discriminação e Promoção de Igualdade de Oportunidades no Trabalho, ligada ao Ministério da Economia, sobre a Campanha Nacional pelo Trabalho Doméstico Decente.

O SIPCES foi representado pelo seu presidente Gedaias Freire da Costa, e pôde, junto a dirigentes do Secovi da Paraíba, Joinvile e São Paulo, entre outros participantes, ampliar a discussão sobre o assunto e contribuir na divulgação de informações e conscientização de trabalhadores, empregadores, agentes públicos e a sociedade em geral sobre os direitos desses trabalhadores, bem como a legislação aplicável ao trabalho doméstico e alertar sobre situações que configuram discriminação, assédio e violência no trabalho.

Situações como o trabalho infantil e sobre os elementos que configuram o trabalho escravo doméstico também serão apontados durante a campanha.

O trabalho doméstico é aquele exercido na casa do empregador por profissionais como babás, empregadas domésticas, faxineiras, caseiros, motoristas, cozinheiras, cuidadores de idosos e de pessoas com deficiências, dentre outros.

As situações de foco da campanha visam esclarecer e alertar sobre pontos como:

- Registro do contrato de trabalho no esocial;

- Trabalho a partir dos 18 anos;

- Pagamento de salário até o dia 7 do mês;

- Férias anuais remuneradas;

- Descanso semanal remunerado;

- Décimo terceiro salário;

- Salário família;

- Jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais;

- Sem assédio, violência ou discriminação;

- Livre de trabalho infantil ou escravo.

Denúncias podem ser feitas no site denuncia.sit.trabalho.gov.br/

CLIQUE AQUI e baixe o CARTAZ para colocar no seu condomínio.

CLIQUE AQUI e tenha acesso a CARTILHA com a legislação, direitos e deveres, além das principais perguntas e respostas sobre o assunto.

ONDE TEM CONDOMÍNIO E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO, TEM O SIPCES.