Meio Ambiente: Dicas práticas para o seu condomínio

A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente precisam ser constantes nos condomínios. Há várias formas simples e rápidas a serem colocadas em práticas que, se todos fizerem, geram um grande impacto positivo para a natureza e, consequentemente, nossas vidas.

Possibilitar que os condomínios contem com uma correta gestão ambiental é de grande importância, dada a grande concentração de pessoas nesses locais.

Veja algumas dicas bem práticas que já podem ser colocadas em prática no seu condomínio, caso ainda não as façam.

1. Coleta seletiva de lixo
Os moradores precisam estar conscientes da importância da separação correta do lixo reciclável, lavando as embalagens e acondicionando o lixo em compartimentos distintos dos demais lixos.

Além disso, o condomínio pode realizar palestras sobre o assunto, como forma de introduzir a consciência da reciclagem nos moradores e até mesmo inserir para as crianças e adolescentes do prédio uma dinâmica para ampliar a participação das famílias.

Coletores próprios devem ser instalados no local e buscar orientação das prefeituras quanto ao recolhimento dos lixos e se há diferenciação de dias e procedimentos em relação ao descarte do lixo seco para o lixo úmido, por exemplo.

2. Descarte do óleo de cozinha
O descarte errado do óleo ainda é grande nos condomínios e residências. É bom que todos saibam que o descarte incorreto do óleo de cozinha causa ao ambiente quando atinge um rio é muito grande.

O ideal é que o óleo, depois de frio, seja depositado em garrafas PET e o condomínio deve determinar um local para coleta dessas garrafas. Busque firmar uma parceria com empresas que faça o devido recolhimento e tratamento deste resíduo.

3. Instalação de lâmpadas de LED
Aqui são dois pontos que os moradores podem alcançar. Além de benefícios ao meio ambiente, a instalação ou substituição das lâmpadas convencionais por LED, traz muita economia ao condomínio.

O investimento inicial pode ser um pouco alto, mas é rapidamente compensado pela queda no valor da conta de energia elétrica.

4. Sensores de presença
Outra ação é a instalação de sensores de presença em diversos pontos das áreas comuns do condomínio: hall, elevador, garagens e corredores são alguns locais em que adotar essa medida evitará que a luz fique acesa de forma desnecessária.

5. Diminuição do consumo com refrigeração
Estruturas que absorvem muito o calor do sol acabam deixando os ambientes aquecidos por muito mais tempo. No verão, isto significa aumento expressivo na conta de energia elétrica.

O condomínio deve buscar alternativas que diminuam este tipo de ocorrência, no caso de revestimentos e impermeabilizações.

6. Controle hidráulico
Faça uma inspeção hidráulica periódica no condomínio. O relógio que controla o consumo deve ser verificado rotineiramente, para detectar qualquer alteração. Também devem ser observados e corrigidos de imediato quaisquer problemas de vazamentos, seja no interior das unidades ou nas áreas comuns.

A instalação de hidrômetros nas unidades também é uma forma de controlar e detectar eventuais desperdícios de água.

7. Evitar entulhos de reformas
Obra normalmente traz algum tipo de desconforto. Quando o assunto é entulho, pior ainda. Além da sujeira e transtorno que traz ao condomínio, muitas vezes não é fácil encontrar quem faça coleta e tratamento deste tipo de material.

Procure uma empresa que, em suas obras, utilize sistemas que não originem grandes quantidades de entulho e ainda que promovam o descarte ambientalmente correto, sem que o síndico precise se preocupar com o descarte de resíduos químicos conforme o requerido pela legislação.

O SIPCES reforça que cabe ao síndico e moradores se unirem por mais soluções que promovam a sustentabilidade, utilização correta de recursos e economia dentro do condomínio.

Com esses cuidados todos saem lucrando, o meio ambiente agradece e os condôminos ficam com a consciência de que, além de economia, estão tendo ganhos com a preservação da natureza.

ONDE TEM CONDOMÍNIO E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO, TEM O SIPCES.