Dengue: condomínios precisam voltar a focar na doença

Síndicos, administradoras de condomínios e moradores precisam voltar a ficar atentos ao combate do mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti. O alerta foi dado pela Secretaria da Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa) devido ao aumento do número de casos da doença.

Eliminar os criadouros do mosquito pode garantir a proteção de toda a comunidade contra possíveis endemias, já que a dengue é uma doença sazonal, com maior incidência em períodos de chuva e calor. 

De acordo com o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, no Estado a dengue ainda está sob controle. “Observamos um aumento gradativo no número de notificações de casos de dengue em relação ao ano passado. Apesar de ainda não termos uma situação alarmante em relação ao quantitativo de casos é importante o alerta, principalmente em observância à situação no restante do País”, afirmou.

Laperriere lembra ainda que a notificação dos casos do ano passado pode ter sido comprometida devido à pandemia, quando as pessoas estavam com mais receio em sair de casa e procurar as unidades de saúde por conta da contaminação.

“Por isso, é muito importante que as pessoas busquem atendimento em caso de qualquer sintoma como febre, dor de cabeça e no corpo persistente e manchas avermelhadas. Isso é importante tanto para saúde quanto para as notificações e medidas de controle”, ressaltou.

Além disso, o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental chamou atenção para a eliminação dos focos do mosquito. “É preciso que um empenho coletivo. A população precisa ficar atenta com a limpeza dos quintais e objetos que acumulam água. A limpeza deve ser feita, no mínimo, semanalmente, pois temos que considerar o ciclo biológico do mosquito, que ocorre de três a oito dias. Eliminando o foco nesse período, conseguimos inibir a proliferação”, ressaltou.

O Espírito Santo já registrou, neste ano, 5.848 casos de dengue, um crescimento de 10,32% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Nos condomínios
Lógico que é responsabilidade do síndico do condomínio preservar e manter a organização e segurança de todo o espaço do condomínio, mas todos os condôminos precisam colaborar. Principalmente para se proteger do mosquito da dengue, aí então que todos devem entrar em ação!

Desta forma, é preciso saber como impedir que a proliferação do mosquito aconteça dentro dos condomínios. Importante ficar atento a alguns pontos:

- Não acumule água nos jardins, nos troncos, em plantas, na área de lazer, e fique de olho nos móveis da piscina ou fontes de água espalhadas pelo condomínio;

- A caixa d’água deve estar sempre vedada, não basta só estar tampada, e se possível instalar tela no ladrão (cano para extravasar a água);

- Nunca se esquecer de verificar o tratamento correto das piscinas;

- Limpar as calhas com frequência, e não permitir o acúmulo de água;

- Se possível, conferir o fosso do elevador uma vez por semana, e fazer a limpeza correta nesse período, já que é o local predileto dos mosquitos;

- Conferir semanalmente a tubulação de drenagem do térreo, e verificar se não está retendo água parada;

- Prestar atenção na coleta de lixo, não deixar lixo ou entulho acumulado;

- Promover uma mobilização dentro do condomínio, para conscientizar os moradores, utilizando cartazes, informativos e avisos no elevador, e até mesmo pautar esse tema nas reuniões do condomínio;

- Existem pontos que não podem ser eliminados, porém, esses pontos podem ser tratados com produtos adequados para impedir que o mosquito circule pelo condomínio;

Lembrando que os cuidados com a Dengue não se restringem somente às áreas comuns do condomínio. Todas as unidades devem estar engajadas e protegidas. Fique atento aos principais pontos de atenção:

- Vasos sanitários que são pouco utilizados

- Ralos que são pouco utilizados

- Bandejas de ar condicionado que podem acumular água

- Bandejas da geladeira ou filtro d’água

- Trilho do box do banheiro que também acumula água

- Vasos de plantas com pratos

Todos esses locais podem ser verificados e limpos semanalmente, ou podem ser aplicados produtos que ajudam a evitar a proliferação do mosquito da Dengue.

A Dengue é uma doença muita séria, e que precisa ser tratada com atenção e cuidado. E o mosquito Aedes Aegypti é um transmissor de diversas doenças, não só da Dengue, como da Zika Vírus e da Febre Chikungunya. Muitas dessas doenças são perigosas, deixam sequelas e causam até a morte, por isso tome cuidado sempre!