Mais de 2.300 casas invadidas

Segundo números do Painel de Crimes Contra o Patrimônio, divulgado pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp), o número de furtos é o campeão nos registros de ocorrência entre janeiro e abril deste ano: foram 2.219 ocorrências, contra 135 de roubo.

Março foi o mês com mais casos: 675, o que corresponde a 28,67% dos registros nos meses de 2022.

Vila Velha é a campeã de casos de invasão a residências e condomínios, com 345 ocorrências. Vitória fica em segundo lugar, seguida de Serra, Linhares e Cariacica.

No mesmo período no ano passado, Vila Velha continuava no topo do ranking, seguida de Serra, Cariacica, São Mateus e Vitória.

Bicicleta é alvo em condomínios
Entre os roubos e furtos presentes nos condomínios, o número de bicicletas roubadas tem chamado a atenção, segundo Gedaias Freire da Costa, presidente do Sindicato Patronal de Condomínios.

“Os criminosos vão aos condomínios, retiram os portões dos trilhos e acabam entrando. Tivemos casos em Jardim da Penha e em Jardim Camburi”, explicou Gedaias Freire. Ainda segundo o presidente, há também casos de roubos dos bicos de mangueiras em prédios menores onde não há porteiros ou alarmes. “A segurança de muitos deles foi reforçada, mas em muitos desses casos os itens de segurança foram reforçados, e os objetos roubados recuperados”.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só neste ano, 435 bicicletas foram roubadas e furtadas só em residências. Já em todo o Estado foram roubadas e furtadas 1.115 bicicletas.

Os aparelhos telefônicos também foram alvo dos criminosos. Só neste ano, 795 aparelhos foram roubados nas residências. Já em todo o Estado foram roubados 9.687 aparelhos.

Ainda segundo o painel da Sesp, 112 veículos foram furtados e roubados das residências, enquanto em todo o Estado foram 2.686 só neste ano.

Fonte: A Tribuna