SIPCES orienta e prepara setor condominial

A responsabilidade do síndico decorre da Lei 4.591/64 e do Código Civil, afinal, cabe a este zelar pela manutenção e conservação da edificação, cumprir as normas legais e convencionais, dentre tantas outras atribuições.

Os inúmeros desafios diários impostos a síndicos e administradoras de condomínios faz com que o Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas Administradoras de Condomínios (Sipces) tenha como uma de suas ações a orientação e constante aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no setor.

Prestes a completar 29 anos de atuação, o sindicato continua firme na luta pelos direitos individuais e coletivos da categoria, e busca contribuir para a constante atualização através de informação, orientação, cursos e palestras.

Assim, o Sipces atua de forma responsável participando de debates sobre projetos de leis e consultas públicas de agências reguladoras, visando demonstrar a importância do segmento e defesa de seus interesses.

“Gestão condominial não é para principiantes ou aventureiros do setor. É preciso profissionalismo para garantir a importância das empresas administradoras de condomínios na atuação ética, responsável e comprometida com as mais balizadas regras ou princípios de gestão condominial”, pontua o presidente do sindicato, Gedaias Freire da Costa.

O mercado é competitivo, com inovações e práticas surgindo e desafiando a todos do setor, que precisa estar cada vez mais atento aos movimentos. Para o sindicato, profissionalizar a função de síndico não é a solução, mas criar um código de conduta e ética das empresas pode ser uma saída.

Nos últimos dois anos a pandemia da Covid-19, com suas regras sanitárias e o impedimento de funcionamento do setor de bens e serviços, afetou de forma grave as relações condominiais. Em plena pandemia e suas restrições, os condôminos queriam realizar obras e usar as áreas comuns.

O Sipces, sempre atuante e proativo, muniu sua categoria de informações e orientações confiáveis, como fonte de consulta e representatividade junto a imprensa, o que reflete a responsabilidade das informações de qualidade prestadas pela instituição.

Essas ações mostram a importância de filiação de condomínios e empresas administradoras de condomínios junto ao Sipces, que contarão com informações fundamentadas, além de capacitação e orientação constantes.

* Texto publicado no jornal A Tribuna - Caderno Especial Salão do Imóvel