SIPCES se reúne com Frente Parlamentar de Saneamento da Ales contra aumento abusivo na conta de água

Na próxima sexta-feira (15) o presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa, participará da reunião da Frente Parlamentar de Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) para debater o novo plano tarifário da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Conforme já noticiado em diversos veículos de comunicação do Estado, a mudança que resulta na conta mais cara vem através da implantação do novo tarifário da CESAN, aprovado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp), que passou a valer desde o dia 1º de outubro.

O plano tarifário engloba um aumento de 9% na tarifa de água e esgoto, além disto, a alteração na metodologia de cálculo das faturas de água considerando a classificação dos hidrômetros, eleva ainda mais a fatura. Em alguns casos, conforme apurado pelo SIPCES, o aumento ultrapassa 40%. 

Cada condomínio pode certificar-se do reajuste e impacto, acessando o site da ARSP ou do SIPCES e usar o simulador para apurar a conta de água com novo plano tarifário comparado ao mês de setembro, lembrando, todavia, que a conta de setembro poderá não ter o mesmo valor da conta recebida, pois, esta leva em conta dias de consumo.

O sindicato já realizou reuniões com o Deputado Alexandre Xambinho e com o Coordenador da comissão de Defesa do Consumidor da Ales. Além disto, já manteve contato com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, que possui procedimento aberto para verificação do impacto do novo plano tarifário da Cesan.

"Esperamos motivar a sociedade e seus órgãos de representação para discussão do impacto do plano tarifário para inúmeros condomínios, afinal, através do diálogo é possível encontrar soluções", ressalta Gedaias Freire.

ONDE TEM CONDOMÍNIO E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO, TEM O SIPCES.