Combinação perigosa aumenta risco de incêndio

Dentro de casa, é cada vez mais comum contar com novos aparelhos eletrônicos. Com os dispositivos, deve vir também a responsabilidade com a rede elétrica da residência. Se a instalação elétrica não estiver da maneira correta, essa combinação pode resultar até em incêndio.

O uso excessivo de benjamin, popularmente conhecido como “T”, é uma das combinações perigosas e comuns de se encontrar dentro das casas, conforme revelou a assessora adjunta de Comunicação do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, tenente Carla Andressa Nascimento Silva.

“O uso do benjamin, onde conectamos múltiplas tomadas no mesmo ponto, tem um risco grande de sobrecarregar, e pode causa incêndio, principalmente, se for ligado a equipamentos que consomem muita energia”, explicou.

Muitos equipamentos conectados no mesmo ponto de tomada podem causar superaquecimento, uma vez que o ponto pode não ser preparado para receber aquela determinada quantidade de aparelhos.

Além do perigo na parte elétrica, a tenente Carla Andressa cita a botija de gás, que se não for instalada corretamente e as peças trocadas no tempo certo, também pode ocasionar acidentes.

“o gás pode causar explosão. Na hora de fazer a troca da botija, deve ser checado se está vazando ou não. Além disso, a cada cinco anos, a mangueira e o regulador devem ser trocados”, frisou.

Outro perigo citado pela tenente e que pode causar incêndio é a instalação elétrica defeituosa, a chamada “gambiarra”. “O risco de ter superaquecimento e dar curto é grande. Equipamentos que são esquecidos ligados também são perigosos”, completou.

O perigo está ligado, também, à condição da fiação elétrica do local, que pode estar velha e sem a devida manutenção. Fazer a instalação de uma nova fiação pode sair caro, segundo o técnico em eletrotécnica Cassiano Garcia.

“Deve ser feito um estudo de cada ambiente para saber como montar a fiação. Por isso, é melhor manter uma manutenção em dia do que precisar de uma correção.

No caso de condomínio, o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (SIPCES), Gedaias Freire da Costa, diz que é dever de cada morador fazer manutenções periódicas na parte elétrica.

“O síndico pode chamar um eletricista para verificar os disjuntores, mas as manutenções periódicas devem acontecer anualmente pelos moradores”, explicou.

Fonte: A Tribuna