Dia do Porteiro

No mês em que é celebrado o dia de São Pedro, o santo que carrega as chaves dos portões do céu, também se comemora a profissão de seus colegas terrenos: os porteiros. O dia 9 de junho serve para valorizar os guardiões do patrimônio e das vidas de condôminos.

O porteiro é dono do primeiro rosto a receber os visitantes e do primeiro “bom dia” desejado aos moradores de passagem. “A responsabilidade pela segurança dos moradores é de todos, mas são os porteiros que estão na linha de frente, zelando pela segurança e pelo bem estar de todos no prédio, merecedores de todo reconhecimento e agradecimento diário”, afirma o presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa.

Cabe aos porteiros ficar de olho na portaria, autorizar a entrada de pessoas e receber mercadorias, além de cuidar da segurança.

Na maioria das vezes cria-se um laço de amizade com os moradores, principalmente com os mais idosos, sendo, ainda, quem mais conhece os proprietários e moradores de um edifício residencial.

Na hora de buscar indicações sobre unidades disponíveis e até as características da vizinhança, são eles as fontes mais seguras de informação.

Para se preparar para situações não corriqueiras, existem cursos e treinamentos para os profissionais se especializarem ainda mais.

Atualmente, os porteiros fazem muito mais do que abrir e fechar portas. Em muitos casos, auxiliam os moradores com tarefas cotidianas. Também costumam ser os primeiros a averiguar problemas no edifício e comunicar ao síndico. Às vezes, acabam ficando mais expostos ao perigo, já que são os primeiros a serem visados por bandidos. Para se prepararem para situações tão opostas, recomenda-se que os profissionais passem por treinamentos e cursos.

A habilidade para estar atento a tudo o que acontece vem mesmo da característica pessoal de cada um, e é o fator determinante para se sair bem nessa profissão: prestar atenção ao que acontece a sua volta.

Uma curiosidade: porteiros de prédios de apartamentos são muito comuns no Brasil, mais ainda nas nossas grandes cidades, mas é muito raro encontrar esse profissional em outros países.

O porteiro deve ser educado, passar uma boa imagem, afinal, ele é o cartão de visitas de seu condomínio.

Parabéns a todos os porteiros!

ONDE TEM CONDOMÍNIO E ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIO, TEM O SIPCES.