Fiocruz orienta que população fique em casa na Páscoa e lança cartilha com recomendações

Para a Páscoa, celebrada no próximo domingo (4), a orientação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é que a população fique em casa, apenas com as pessoas que já convivem juntas. E lembra: "nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19".

Ainda assim, para quem pensa em fazer encontros durante a Semana Santa e no Domingo de Páscoa, a fundação atualizou uma cartilha de recomendações criada para as celebrações do fim do ano passado.

A principal recomendação é preservar a vida. A cartilha lançada pela instituição na quarta-feira (31) tem uma série de dicas para as famílias aproveitarem o momento com segurança sanitária.

Em 16 de março, o serviço de monitoramento da situação da pandemia da Fiocruz nos estados no país constatou que o "Brasil passa por 'maior colapso sanitário e hospitalar da história".

Dicas gerais da CARTILHA da Fiocruz

O manual vale para quem vai celebrar a data em casa ou em outro local, e que eventualmente estejam expostas a diferentes níveis de contágio.

Traz, ainda, orientações sobre o número de convidados, preparação e serviço dos alimentos, e até quem deve evitar o encontro.

- Usar máscara sempre que não estiver bebendo ou comendo
- Ter uma máscara reserva, limpa e seca para o caso de sujar e precisar trocar
- Evitar aglomerações e manter a distância de, pelo menos, dois metros
- Dar preferência a locais abertos ou bem ventilados
- Evitar o uso de ar-condicionado
- Lavar as mãos com frequência
- Não compartilhar objetos, como talheres ou copos