Cartilha de segurança para 300 condomínios

Em uma iniciativa que visa tratar os crimes de modo preventivo, ampliando o contato entre polícia e comunidade, para assim evitar furtos e roubos dentro de prédios, uma cartilha de segurança foi criada pela Polícia Militar (PM) e repassada para moradores de 300 condomínios da Grande Vitória.

A cartilha, que faz parte do projeto “Rede Comunidade Segura” e que consiste na interação entre moradores e militares, por meios eletrônicos na denúncia de crimes, já foi repassada para cerca de 40 mil pessoas, moradoras dos condomínios que são atendidos pelo programa.

Responsável pelo projeto em Vitória, o comandante da 12ª Companhia Independente da PM, major Gustavo Tononi, explica que as orientações de segurança, contidas no documento, foram repassadas por meio de palestras e reuniões com síndicos e moradores cadastrados no programa.

“Antes da quarentena, fizemos reuniões e tratamos de uma série de boas práticas que servem para a segurança do condomínio. Além de conversar e dar dicas, por meio do informativo, disponibilizamos telefone de plantão, onde o morador pode nos acionar 24 horas”, disse.

O publicitário Nenilson Rezende, de 60 anos, que é morador de Jardim Camburi, em Vitória, e que é atendido pelo projeto, conta que conseguiu evitar a invasão da casa de um vizinho, por meio das dicas que recebeu pelo programa.

“Eu estava na porta do local onde moro quando percebi que um homem tentava pular o muro de um prédio. Como já tinha participado de várias reuniões do programa, me lembrei de uma das dicas, que dizia que, nesses casos, o correto seria acionar de forma rápida o telefone do plantão da PM. Acionei e a polícia evitou o crime”, disse.

Na Serra, onde o programa foi criado há dois anos pelo menos 15 mil pessoas que moram em cerca de 30 condomínios são beneficiadas.

“Antes, fazíamos as reuniões, mas agora estamos trabalhando com entrega de folders onde passamos as dicas”, disse o comandante da 2ª Companhia do 6º Batalhão, capitão Aluizio Feletti.

Em Vila Velha, 43 condomínios são beneficiados. “Repassamos orientações aos síndicos, e eles repassam aos moradores”, disse a comandante da 1ª Companhia do 4º Batalhão, capitã Samiramis Baldotto.

CONDOMÍNIOS ATENDIDOS NA GRANDE VITÓRIA

Vitória
- 227 condomínios
- Moradores atendidos: 15 mil pessoas
- Bairros: Jardim da Penha, República, Mata da Praia, Jardim Camburi e Grande Goiabeiras

Vila Velha
- 43 condomínios
- Moradores atendidos: aproximadamente 10 mil
- Bairros: Itapuã e Praia da Costa

Serra
- 30 condomínios
- Moradores atendidos: 15 mil pessoas
- Bairros: Região da Grande Laranjeiras e Jacaraípe

Fonte: A Tribuna