SIPCES e Prefeitura de Vitória alertam para golpe sobre falsa visita de atendimento domiciliar

Algumas pessoas têm se aproveitado da campanha de vacinação, que atualmente atende idosos acamados ou em situação restrita ao domicílio e também de outras atividades da Saúde, para se passar por funcionários da PMV e invadir residências.

De acordo com a secretária da pasta, Thais Campolina Cohen Azoury, a ação de oportunistas é antiga. Ela esclareceu que as equipes de Saúde já foram orientadas a redobrar os cuidados na identificação junto à comunidade.

“As atividades de assistência à saúde em domicílio, em geral, são pré-agendadas e realizadas por equipe identificada por jaleco da Prefeitura e crachá de identificação”, explicou Thais.

“Algumas vezes a equipe não consegue estabelecer contato prévio devido aos telefones não estarem devidamente atualizados”, disse a secretária, reforçando a importância de que a população mantenha o contato telefônico atualizado nas Unidades Básicas de Saúde.

O SIPCES recebeu, neste último final de semana, o relato de uma moradora de um condomínio filiado sobre a tentativa de acesso ao prédio para a suposta aplicação da vacina. Duas mulheres e um homem, todos de jaleco, se passavam por servidores da prefeitura e fugiram assim que o porteiro informou que a moradora estava descendo para entender a situação.

Atualização de Cadastro e Novos Munícipes

As Unidades Básicas de Saúde possuem listas prévias com os nomes de todas as pessoas a serem atendidas naquela região.

A Semus orienta que novos moradores ou munícipes que utilizam os serviços das unidades devem se identificar para cadastramento ou atualização.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.