Furto de bicos de mangueiras de incêndio colocam condomínios em risco

Síndicos e administradoras de condomínios tem relatado crescimento no número de furtos de bicos de mangueira de incêndio. Acredita-se que o material, feito de cobre, esteja sendo vendido a ferros-velhos.

Além de crime, o furto implica um grande risco para os prédios, em caso de incêndio. Uma administradora filiada ao SIPCES registrou três boletins de ocorrência somente nesta semana. O prejuízo para repor os materiais é alto, chegando em alguns casos a passar de R$ 5 mil.

Em outras situações, além do bico, a mangueira acaba sendo cortada. Sem os equipamentos, condomínios estão precisando reagendar as vistorias programadas pelo Corpo de Bombeiro Militar do Espírito Santo.

Como o local em que ficam os equipamentos de segurança não pode ficar lacrado, condomínios acabam tendo outro gasto para evitar os furtos: investir em equipamentos de vigilância para inibir a ação criminosa.

Para evitar ou contornar essa situação, o SIPCES recomenda que os síndicos e administradoras de condomínios façam uma verificação semanal nas mangueiras de incêndio e providenciem a reposição sempre que os bicos estiverem faltando.

É importante que seja feito um boletim de ocorrência do furto junto à Polícia Militar, até mesmo para se resguardar e não ser acusado de negligência caso alguma grave consequência decorra da falta de equipamento correto para o combate a incêndio.

O SIPCES vai oficiar a Secretaria de Segurança Pública relatando os fatos e pedindo providências por parte do Poder Público.

ONDE TEM CONDOMÍNIO E EMPRESA ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS, TEM O SIPCES.