SIPCES é destaque no jornal A Tribuna

Compromissado com o bem-estar e escolhido entre os membros de um residencial para zelar pelos interesses dos moradores, o síndico - que teve seu dia comemorado na última segunda-feira - tem papel fundamental no dia a dia dos condomínios.

O Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas Administradoras de Condomínios do Estado do Espírito Santo (Sipces) é a entidade no Estado - exceto na região Sul - que representa e dá suporte especializado a estes síndicos, e também a empresas administradoras de condomínios.

Esse auxílio é feito com a realização de assessoria jurídica especializada em condomínios, com orientação e até mesmo ajuizamento de ações, e envio de cartas de cobrança.

Segundo o presidente do Sipces, Gedaias Freire da Costa, um dos objetivos de um sindicato, previsto em lei, é oferecer assessoria jurídica especializada.

“É isso que ofertamos: assessoria especializada em condomínios. Não somente para os processos nos quais o sindicato atua. Destaco três âmbitos: execuções de cobrança de taxa de condomínio nos juizados especiais ou varas; defesa trabalhista em favor dos condomínios; e defesa nos juizados em ações movidas pelos condôminos contra os condomínios”, listou.

O presidente do sindicato destacou a agilidade da entidade no esclarecimento de dúvidas, a maioria relacionada a questões contábeis e jurídicas, que chegam ao Sipces, com respostas no mesmo dia para 85% dos casos.

Além disso, há os plantões diários realizados pelos diretores para tirar dúvidas e orientar sobre questões do dia a dia do condomínio. Gedaias citou, neste contexto, a importância da filiação.

“Digo que nós não caminhamos sozinhos e, sim, juntos. É importante que os condomínios estejam com o sindicato. Teremos ainda mais condições de atender as demandas se tivermos mais filiados."

O sindicato também promove eventos como cursos e palestras, gratuitos para associados, realizados em sua maioria no auditório da sede, no centro de Vitória.

Possui ainda site atualizado com informações e notícias sobre o mercado, com envio semanal de boletins para os filiados e empresas do segmento, além de e-books, como o Manual do Síndico.

NOVA PLATAFORMA COM CURSOS GRATUITOS

Em comemoração ao Dia do Síndico, o Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas Administradoras de Condomínios do Estado do Espírito Santo (Sipces) lançou na segunda-feira uma nova plataforma de cursos online.

O primeiro curso trata sobre inadimplência e já está disponível para acesso na internet.

Gedaias Freire da Costa, presidente do Sipces, explicou que a pandemia do novo coronavírus trouxe a impossibilidade de cursos presenciais e o conteúdo online passou a ser uma ferramenta para capacitar o público de forma mais rápida, com menor deslocamento.

“Lançamos o primeiro, sobre inadimplência, e vamos acompanhar a adesão. A ideia é produzirmos mais cursos rápidos para depois chegarmos aos maiores, de 20 horas, com certificado.”

O sindicato seguirá com treinamento e capacitação presenciais, voltados aos síndicos, funcionários de empresas administradoras de condomínios, de contabilidade, entre outros.

Esses cursos são realizados, normalmente, entre fevereiro e novembro e a grade é disponibilizada no site do Sipces.

“Nosso objetivo é continuar com o modelo presencial, mas apenas quando os efeitos da pandemia estiverem mais controlados. A nova realidade será mesclar eventos presenciais com virtuais.”

NOVA SALA

Para facilitar o andamento de processos na Justiça de seus associados, o Sipces inaugurou recentemente uma sala direcionada para audiências online.

O espaço conta com todo equipamento necessário para uma sessão virtual, entre eles computador, webcam e microfone.

O síndico interessado na utilização do espaço pode ir ao sindicato e participar assistido por advogado em todas as audiências.

“Considerando a realização de audiências judiciais virtuais, e as dificuldades de síndicos nesta etapa, disponibilizados esse espaço e mais essa assessoria a nossos associados. Tem tido uma boa adesão”, informou Gedaias Freire da Costa, presidente da entidade.

SAIBA MAIS

O sindicato:

- O Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas Administradoras de Condomínios do Estado do Espírito Santo (Sipces) foi constituído em julho de 1993.

- Dentre os objetivos do sindicato estão a organização, coordenação, orientação, defesa e representatividade legal junto a entidades privadas e órgãos públicos.

Suporte:

- Oferece aos síndicos e empresas administradoras de condomínios suporte feito com a realização de assessoria jurídica especializada em condomínios, com orientação e até mesmo ajuizamento de ações e envio de cartas de cobrança.

- Além disso há os plantões diários realizados pelos diretores para tirar dúvidas e orientar sobre questões do dia a dia do condomínio. A procura é muito grande em relação a esse atendimento.

Eventos:

- O sindicato também promove eventos como cursos e palestras, gratuitos para associados, em sua maioria realizados no auditório da sede própria, no Centro de Vitória.

- Possui site constantemente atualizado com informações e notícias sobre o mercado, com envio semanal de boletins para os filiados e empresas do mercado, além de ebooks, como o Manual do Síndico.

- Todos os associados recebem, ao final do ano um kit com agenda/organizer e calendário.

Novidades:

- Uma sala para audiências online foi inaugurada em agosto. O espaço conta com todo equipamento necessário para uma sessão virtual, com computador, webcam e microfone. O síndico associado e interessado poderá ir ao Sipces e participar assistido por advogado em todas as audiências.

- Lançamento da plataforma de cursos online na última segunda-feira. O primeiro curso disponibilizado tratou sobre Inadimplência. O objetivo para os próximos cursos é mesclar os eventos presenciais com os virtuais, utilizando as novas ferramentas.