Condomínios já contratam empresas para recolher lixo

Foto: Kadidja Fernandes/AT

Hoje faz cinco dias que motoristas da coleta de lixo urbano cruzaram os braços, instalando caos pelas ruas. Sem saída, condomínios da Grande Vitória estão contratando empresas particulares para realizar a coleta do material.

A categoria reivindica reajuste salarial de 4,77% e manutenção da data-base ara maio. As empresas aceitam chegar ao percentual, mas sem retroatividade e com alteração da data-base para novembro. O impasse será decidido pela Justiça.

Apesar de ter uma decisão da Justiça do Trabalho obrigando que 70% da frota circule, o Sindicato das empresas de Limpeza Pública do Estado (Selures) e algumas prefeituras alegam que isso não está sendo respeitado. Carros das prefeituras estão fazendo o serviço de forma parcial, inclusive com escolta da Guarda Municipal.

A maior procura por empresas particulares ocorre em Vitória e na Serra, segundo o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e empresas de Administração de Condomínios no Estado, Gedaias Freire da Costa, e síndicos.

Sócio-proprietário em uma empresa desentupidora, Dieggo Júlio Monteiro contou que a procura peo serviço está grande. Em média, ele tem atendido quatro condomínio por dia, na Serra.

“O valor fica na médi de R$ 250 uma tonelada. Tem condomínio que vai de 1,6 tonelada até quatro toneladas”.

Lucas Fillipe Marques Moraes, síndico de residencial em Morada de Laranjeiras, na Serra, contratou uma empresa.

“A gente tem um depósito de aproximadamente 10 metros quadrados, mas tinha muito lixo acumulado. Foram retiradas duas caçambas de lixo”, contou o síndico.

Rubens Acácio Marques Gonçalves, síndico do edifício Maranello, em Jardim Camburi, Vitória, manteve contato com a administradora de condomínios para estudar o recolhimento em parceria com outros prédios da região.

“Hoje (ontem) o lixo foi recolhido pelo caminhão, postergando essa medida emergencial. Respeitamos o direito de reivindicarem, porém, a saúde pública a comunidade está em primeiro lugar”.

GREVE MANTIDA

“A greve está mantida por prazo indeterminado, respeitando sempre os limites estabelecidos nas decisões judiciais”. A afirmação foi feita ontem pelo advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado (Sindirodoviários), Rafael Burini.

“Nos manifestamos hoje (ontem) sobre o cumprimento da liminar deferida (manutenção de 70% da frota) e agora o Tribunal deve nos ntimar para apresentar contestação. O prazo é de 10 dias, mas a desmebargadora pode reduzir. Depois, o Ministério Pùblico do Trabalho tem oito dias para se manifestar e posteriormente a desembargadora poderá colocar em jungamento”.

Já o Sindicato das Empresas de Limpeza Pública do Espírito Santo informou que tem buscado o amparo da Justiça para que a situação seja normalizada e que, o quanto antes, o dissídio coletivo seja julgado.

Fonte: A Tribuna