Coleta de lixo é suspensa na Grande Vitória após greve

Motoristas de caminhão de lixo entraram em greve novamente, suspendendo o serviço de limpeza em 425 bairros da Grande Vitória. Essa é a segunda vez no mês que os profissionais paralisaram as atividades em protesto ao reajuste salarial proposto pelas empresas que controlam a coleta de lixo.

Ao todo, cerca de 500 funcionários estão de braços cruzados em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. O serviço também foi afetado, de forma parcial, em outros 14 municípios: Fundão, Colatina, Aracruz, Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Brejetuba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e São Roque do Canaã.

A primeira paralisação teve início no último dia 12 e foi suspensa no dia seguinte para aguardar uma mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES). A reunião no entanto, terminou sem acordo entre trabalhadores e patrões.

Os motoristas reivindicam reajuste de 4,77%, além da manutenção da data-base de reajuste para o mês de maio. Já os empresários ofereceram reajuste de 2,46%, de forma retroativa. Eles aceitam chegar ao percentual de 4,77%, mas sem retroatividade e com alteração da data-base para novembro.

“Os profissionais recusaram essa proposta. A categoria já estava em estado de greve, mas como não teve acordo, a greve começou”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do estado (Sindirodoviários), Marcos Alexandre da Silva.

Sem apresentar uma nova proposta, o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo (Selures) disse que agora a decisão final “está nas mãos da autoridade judicial em processo de dissídio coletivo”.

“Fomos surpreendidos com uma nova paralisação da categoria em Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha, situação que descumpre a lei e a medida liminar que determina a manutenção de 70% das atividades”, disse o Selures, em nota.

O sindicato das empresas afirmou, ainda, que os grevistas não estão “mais em um ato de defesa dos interesses da categoria, mas em ato de desrespeito ao Poder Judiciário com prejuízos indesejáveis para a coletividade”.

Após essa declaração, a reportagem tentou contato novamente com o Sindirodoviários, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Fonte: A Tribuna