Alinhamento e demandas das empresas administradoras

Uma das metas de campanha da atual gestão era ampliar a participação das empresas administradoras na direção sindical, o que foi obtido com êxito, afinal, dos quinze componentes da diretoria, conselho fiscal e delegados, doze são sócios de empresas administradoras.

O mercado exigia esta mudança: ampliar e angariar a simpatia das administradoras para uma entidade séria, comprometida com os interesses da categoria e de portas abertas para sugestões e ideias das outras administradoras, filiadas ou não, mas que o objetivo seja solidificar o SIPCES como entidade forte, pujante, e capaz de proporcionar maiores informações para todas a categoria.

Também era meta e virou ação do planejamento estratégico 2020/2030 a aproximação das empresas administradoras com o SIPCES, e vice-versa. Logo, reuniões ou encontros entre ambos é condição fundamental para integrar e construir laços e oportunidades.

Ontem, quinta- feira (29/10/2020), demos o pontapé inicial para pormos em prática esta segunda onda ou choque de gestão. Reunimos, de forma virtual, o SIPCES e cinco administradoras de condomínio, representadas pelos sócios da VILA CONDOMÍNIOS (Carla), ALLIANCE (Heryld), REALIZA (Kênia), MGM (Glauco) e CECAD (Claudionor).

Encontro agradável, com elogios à atuação sindical e sugestão de novos cursos para atender, especificamente, os colaboradores das empresas administradoras.

Foi ressaltado que a entidade sindical possui uma grade de cursos anual e disponibilizada no site e divulgada nas redes sociais, e-mails, etc. Alguns cursos (realização de assembleia, elaboração de orçamento, departamento de pessoal, plano de gestão da manutenção) são alguns dedicados a este público, mas que os síndicos prestigiam, afinal, conhecimento deve ser uma busca constante do aprendizado para melhorar nossa performance, afinal, capacitados, somos capazes de melhorar nossos processos e atender aos clientes (condomínios).

Demandas que afetem a categoria ou uma empresa na sua atuação deve ser comunicada ao SIPCES para atuação firme e forte na defesa dos interesses coletivos.

Novas demandas surgem e serão tratadas para implementação em 2021: curso de combate a incêndio e serviços de portaria, ainda a realização de um encontro das empresas administradoras. A discução e implementação do Código de Ética e Conduta será um divisor no mercado condominial.

2020 têm sido um ano difícil para síndicos e empresas administradoras, mas de enorme aprendizado. Foi necessário sair do quadrado e buscar soluções, adotar medidas de forma individual ou com apoio dos Conselhos, mas sempre sujeitos a crítica, impossível agradar a todos.

Agradecemos aos participantes que deram suas contribuições, opiniões e se dispuseram a caminhar com o SIPCES. Não há entidade forte e representativa sem o engajamento de todos, desafios existem e cabe a nós superá-los, com determinação e trabalho.

Parabéns e novos encontros serão agendados e realizados, aprimorando o relacionamento das empresas administradoras com a sua entidade, fonte de consulta e credibilidade. Na pesquisa de satisfação 95% das respostas mostram satisfação com o nosso trabalho.

Rumo a excelência é uma meta.