Ainda é obrigatório usar máscara?

Basta circular pelas ruas e perceber que algumas pessoas, sobretudo nos calçadões, nas praias e até em pontos turísticos, estão caminhando sem usar máscaras. Mas, afinal, o uso desse item de proteção ainda é obrigatório?

A resposta é positiva, ou seja, o uso obrigatório de máscaras está mantido em todo o Estado, mesmo com as cidades em risco baixo para o novo coronavírus (Covid-19).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destacou que o uso de máscara é uma das responsabilidades e deveres dos cidadãos, conforme descrito e portaria de 30 de maio.

Essa portaria define que, em qualquer um dos níveis de classificação de risco dos municípios capixabas, são imprescindíveis, entre outras responsabilidades e deveres, o uso de máscara, se for necessário sair de casa.

Até o momento, de acordo com o governo do Estado, não há previsão de multa destinada ao cidadão flagrado sem máscara andando pelas ruas.

Há previsão de multa para outros casos, a exemplo de quem for flagrado dentro de estabelecimento comercial ou viajando nos ônibus, sem máscara. Só que o valor é aplicado aos empresários, não aos cidadãos.

À reportagem, as pessoas que foram flagradas circulando pelas ruas ontem sem usar máscara deram várias justificativas, como: “tirei só para fazer uma selfie”; “deixei no carro (ou na bolsa) só para respirar ar puro”; “abaixei só para falar ao celular”; e ainda ”só fico sem máscara quando estou do lado de quem está fazendo a quarentena”.

BRIGAS
O presidente do Sindicato Patronal de Condomínios Residenciais, Comerciais, Mistos e empresas de Administração de Condomínios no Estado do Espírito Santo (SIPCES), Gedaias Freire da Costa, lembra que o uso de máscara também é obrigatório nos condomínios.

“Condomínio é local público. Então, eu não posso estar sem máscara nas áreas comuns, circulando e tendo contato com outros condôminos. Eu tenho que me proteger e proteger o meu vizinho. Mas muita gente não entende, porque acha que está liberado e aí começam as confusões”.

Ele disse que já houve conflitos entre moradores e até bate-boca por conta do uso de máscaras.

“Os moradores já chegaram a arrumar confusão por conta  do uso das máscaras. Às vezes, um determinado morador que defende o uso não concorda com o fato de o outro não estar usando”.

Fonte: A Tribuna