Agendamento para usar piscinas em condomínios

Fechadas por quatro meses por conta da pandemia, algumas áreas de lazer de condomínios da Grande Vitória voltaram a ser liberadas. É o caso de piscinas, academias e quadras de esporte, que foram reabertas com restrições e regras para a utilização.

As piscinas, na maioria dos condomínios, só é liberada para membros de uma mesma família e com agendamento. “Os condomínios estão flexibilizando o uso, mas sempre com orientação de fazer por família e horário marcado”, ressaltou o presidente do Sindicato Patronal dos Condomínios do Espírito Santo, Gedaias Freire.

A procura, no entanto, tem sido tímida até mesmo onde as regras são mais flexíveis. No edifício Parador, em Itaparica, Vila Velha, são quatro piscinas e não é preciso agendar, mas a recomendação é para utilizar uma pessoa ou família por vez em cada piscina. Mesmo assim, são poucos que usam.

O síndico do edifício, Gilmar Assumpção, conta que somente 10 dos 90 apartamentos estão utilizando. “Tem muita gente com receio e deve continuar assim por bastante tempo”, opinou.

Nos condomínios que flexibilizaram o uso da piscina, as regras são as mesmas para academias e quadras de esporte. Nas quadras, entretanto, a recomendação é para que não sejam praticados esportes coletivos, evitando a aglomeração de pessoas.

Em abril, quando toda a Grande Vitória era considerada como risco alto de contágio do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) emitiu nota técnica com orientações para os condomínios. Com a mudança para o risco moderado, as regras foram flexibilizadas pelos próprios condomínios.

Em alguns condomínios administrados pelo Grupo Confiança, por exemplo, foram os moradores que solicitaram a abertura de determinadas áreas. “As liberações começaram recentemente, principalmente, após a flexibilização do comércio. Os síndicos sentiram-se pressionados a revisar a proibição”, contou a gerente sênior do grupo, Marcele Miranda.

Algumas áreas seguem proibidas, como os salões de festa, churrasqueiras e parquinhos. “A orientação é que as deliberações sobre utilização das áreas sejam feitas através de assembleia, para que todos votem pela utilização ou não dos espaços”, ressaltou Marcele.

USO COM REGRAS

Síndica em 12 condomínios na Grande Vitória, Aline Moraes diz que a maioria está liberando com regras, como agendamentos, o uso da piscina, de quadras e academia.

Em um deles, o Costa Bela, em Vila Velha, a utilização da piscina ainda é pequena. “Mas vale ressaltar que estamos no inverno”, disse.

Cada condomínio é liberado para criar as suas regras, sendo que os próprios moradores estão votando para definir sobre a liberação. “Em um deles, tivemos uma reunião on-line com grande participação para votar a reabertura. Por um voto de diferença, a maioria optou por manter a proibição”, relatou.

SAIBA MAIS

FECHADO
- Salão de estas
- Parquinho para crianças
- Churrasqueira

LIBERADO COM RESTRIÇÃO
- Piscina
- Quadra
- Academia

REGRAS
A orientação para definir as regras e o que vai abrir ou não é que sejam feitas deliberaçõespara que os moradores votem pela utilização ou não dos espaços

Fonte: Jornal A Tribuna e Tribuna On-line