IBGE realiza coleta de pesquisas por telefone

Em função da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) suspendeu a coleta presencial de todas as pesquisas. Devido à necessidade de isolamento social, os funcionários estão trabalhando remotamente. Assim, para continuar a produção de informações que o Brasil precisa, o instituto passou a entrevistar os moradores por telefone.

O IBGE solita a compreensão da população para atender a ligação dos agentes de coleta. Para verificar a identidade do entrevistador, basta acessar o link https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html e digitar os dados do funcionário (nome, RG, CPF ou número de matrícula). Também é possível fazer a confirmação do entrevistador através do e-mail atendimento.sdies@ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Todas as informações coletadas têm sua confidencialidade garantida pela Lei n.º 5.534/1968, que trata do sigilio dos dados, que são utilizados exclusivamente para fins estatísticos.

PNAD COVID19: 8 mil domicílios selecionados no Espírito Santo

Para auxiliar no combate à Covid-19, o IBGE elaborou, em parceria com o Ministério da Saúde, um estudo nos moldes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Trata-se da PNAD COVID19, que busca estimar o número de pessoas com sintomas do novo coronavírus e os impactos da pandemia no mercado de trabalho.

Desde o início de maio, cerca de dois mil agentes estão fazendo contato por telefone com 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país. No Espírito Santo, 53 entrevistadores atuam na pesquisa, em aproximadamente 8 mil domicílios selecionados. As entrevistas duram cerca de 10 minutos.

As informações serão coletadas continuamente, até um mês após o fim do distanciamento social. A divulgação dos dados nacionais se dá a cada semana, enquanto as informações estaduais, uma vez por mês. Mais informações na página da pesquisa: https://covid19.ibge.gov.br/