Esquadrão da limpeza contra a Covid

O combate ao novo coronavírus tem ganhado mais um aliado em condomínio da Grande Vitória. Além de restrições no uso de áreas comuns, orientação para o uso de máscara e novas regras de circulação, alguns prédios têm contratado esquadrões de limpeza.

Os serviços de desinfecção e sanitização de áreas comuns, maçanetas e corredores têm sido feitos de forma periódica durante a pandemia por alguns condomínios.

Um exemplo é um grupo de 15 síndicos de condomínios de Vila Velha, que se juntaram para contratar os serviços a cada 15 dias.

O síndico de um condomínio da praia de Itaparica, Roberto Assumpção de Paula, contou que, após receber a informação de um morador com o vírus, resolveu realizar a desinfecção do prédio.

“Depois, conversei por mensagens com um grpo de vários síndicos e muitos se interessaram. Fechamos os 15 condomínios. É mais uma ajuda para evitar contaminações”, afirmou.

O diretor geral de uma empresa que oferta o serviço, Wesley Sodré Pereira, explicou que desde o início da pandemia a empresa resolveu se reinventar para ofertar o serviço de sanitização, com cursos e treinamentos para a equipe.

“Temos feito em média cerca de 50 aplicações por mês, sendo a maioria em condomínio. Alguns solicitam o serviço uma ou duas vezes por semana”.

Para o trabalho, eles utilizam o quaternário de amônio de 5ª geração, usado para desinfecção de superfícies.

O responsável técnico de outra empresa do ramo, Claudiomiro Pio de Oliveira Júnior, que também oferece o serviço de sanitização utilizando o quaternário de 5ª geração, ressaltou que o serviço é complementar ao trabalho de limpeza já realizada pelo condomínio.

“Essa é uma ferramenta a mais para ajudar a reduzir os riscos do contágio. Por isso, as demais medidas devem continuar a serem tomadas pelos moradores, como uso de máscaras e de álcool.”

Ele explicou, ainda, que o produto é aplicado por equipamentos motorizados ou elétricos que produzem uma espécie de névoa. “É um produto com registro no Ministério da Saúde, não danifica os materiais e não tem toxidade de outros produtos”.

Mesmo assim, ele revelou que os moradores devem se afastar da área durante a aplicação, já que o produto permanece por alguns minutos em suspensão.

O QUE OS CONDOMÍNIOS TÊM FEITO
Fonte: Gedaias Freire da Costa (presidente do SIPCES) e síndicos ouvidos

Regras para áreas comuns
- Com o novo coronavírus, muitos condomínios têm orientado moradores e funcionários a usarem máscara nas áreas comuns e elevadores
- Moradores também são orientados a não entrarem em um mesmo elevador caso sejam de apartamentos diferentes.

Áreas de lazer
- Muitos prédios proibiram a utilização de todos os equipamentos, como quadras esportivas, piscinas, churrasqueias, academias e salões de festas.

Limpeza
- Álcool em gel também tem sido disponibilizado em espaços como entradas e elevadores
- A limpeza de corredores e áreas comuns foi reforçada por mais vezes por dia em alguns prédios, principalmente de maçanetas e corrimãos.
- Outros condomínios já passaram a contratar o serviço de empresas que oferecem desinfecção e sanitização dos ambientes comuns.

Fonte: Jornal A Tribuna