SIPCES NA MÍDIA - Barulho de obra já é o maior motivo de briga em prédios

Conviver com o barulho de furadeiras e marteladas já não é algo fácil em nenhum momento, mas em épocas de isolamento social a situação tem sido ainda pior. É tanto que o barulho de obras virou o maior motivo de brigas em condomínios, segundo os síndicos. Alguns casos estão parando até mesmo na Justiça.

Desde o início da quarentena, muitos moradores estão aproveitando o tempo livre para fazer obras no apartamento, seja pequeno reparos, ou serviços maiores.

Em Vitória, por exemplo, um morador de Jardim da Penha decidiu trocar o piso do apartamento, para o desespero do vizinho de baixo. O incômodo diário resultou numa ação judicial, e uma liminar proibiu a obra.

“A maioria da população está em casa por conta da pandemia do coronavírus, então nada mais normal do que evitar um incômodo com uma obra de mero embelezamento. Não é hora para isso. A legislação diz que o condômino não pode atrapalhar o sossego dos demais”, ressaltou o advogado Roberto Garcia Merçon.

Os conflitos fizeram o Sindicato Patronal de Condomínios do Espírito Santo (SIPCES) recomendar em março a proibição de obras que não fossem emergenciais. Ou seja, para acontecer, elas precisariam ser necessárias para o funcionamento do apartamento ou do prédio, como o conserto de vazamento ou de banheiros.

“Com muita gente trabalhando em home office, obras podem atrapalhar o profissional. Por isso, é preciso bom senso de todos para ver se a obra é necessária”, afirmou o presidente do SIPCES, Gedaias Freire da Costa.

Essa regra, no entanto, já vem sendo flexibilizada em alguns condomínios. “No primeiro momento, a recomendação era proibir. Mas é preciso avaliar. Instalar um armário ou pequena reforma de um novo morador, por exemplo, vejo como essencial. O problema é que muitos não querem ver o lado do outro”, ressaltou Freire. Essa flexibilização tem causado novas obras e, consequentemente, mais barulho e conflitos.

DESCOBERTAS

Síndico de condomínios em Vitória, Wolmar José de Andrade Bermute contou que o barulho tem sido tão constante que tem “ajudado” até mesmo a descobrir obras irregulares.

“Por causa do barulho, chegamos a uma obra que não tinha documentação para ser executada”, afirmou o síndico, que ainda ressaltou. “O diálogo é o melhor caminho para solucionar qualquer conflito entre as pessoas”.

SAIBA MAIS
Orientação

- A recomendação é para que apenas obras emergenciais sejam feitas nos apartamentos.
- O SIPCES fez uma orientação para que os síndicos proíbam serviços que não sejam emergenciais.

O que não pode ser feito
- Obras que fazem muito barulho, como troca de piso ou quebra de paredes.
- Serviços considerados como “obras de embelezamento”, que têm como objetivo final melhorar o visual do apartamento.

O que pode ser feito
- Obras essencial, como para interromper um vazamento ou consertar problemas no banheiro.

Bom senso
- Os síndicos pedem para que os moradores tenham bom senso do que pode ser considerado essencial ou não. Afirmam que o diálogo é o melhor caminho para solucionar qualquer conflito entre as pessoas.

LEIA TAMBÉM: Aprovado projeto de lei que só libera serviço urgente

Fonte: jornal A Tribuna